terça-feira, 3 de novembro de 2020

God bless America!

Depois de uma campanha eleitoral muito agressiva, Donald Trump de 74 anos e Joe Biden de 77 anos, vão hoje disputar o voto de cerca de 250 milhões de eleitores americanos, embora quase 100 milhões de eleitores já tenham votado por antecipação. 
Se analisarmos o que se passou em 2016 em que votaram 138 milhões de americanos, correspondentes a cerca de 55% do eleitorado, facilmente concluímos que as eleições de 2020 vão ser uma das mais concorridas da história dos Estados Unidos. Já tudo está escrito e já tudo foi dito sobre estas eleições, são bem conhecidos os argumentos de cada candidato e são conhecidas as sondagens, mas o resultado é imprevisível. 
Há sérias preocupações quanto ao que possa acontecer esta noite, sobretudo porque o candidato Donald Trump ameaçou repetidamente que não aceitará outro resultado que não seja a sua reeleição, o que representa um grande desafio para as instituições democráticas americanas, mas também para cada um dos estados federados que têm poderes constitucionais próprios e que, actualmente, têm 33 governadores republicanos e 17 governadores democratas, muitos dos quais não aceitarão os golpes do Donald. De acordo com o que tem sido relatado, Donald Trump prepara-se para antecipar uma declaração de vitória com o objectivo de desencadear uma agressiva onda de euforia nos seus apoiantes e abrir um espaço de contestação a qualquer resultado que não seja a sua vitória. Pelo que vamos vendo e ouvindo diariamente nas televisões, o fulano é capaz de tudo. O radical-trumpismo está realmente a perturbar a sociedade americana e, por isso, é caso para dizer: God bless America!