quarta-feira, 28 de dezembro de 2022

As estátuas para lembrar os futebolistas

A edição de hoje do centenário diário asturiano El Comércio que se publica em Gijon, destaca na sua primeira página uma fotografia do ex-futebolista David Villa junto da sua própria estátua, que foi erigida na sua cidade natal pelo Ayuntamiento de Langreo. 
David Villa foi um jogador de talento que, entre outras equipas, representou o FC Barcelona entre 2010 e 2013 e fez parte da selecção espanhola campeã do mundo em 2010, sendo o seu maior marcador de golos de todos os tempos. Certamente a comunidade de Langreo tem David Villa como um ídolo e um exemplo que justifica esta estátua.
Antigamente as estátuas representavam o reconhecimento das comunidades ao valor demonstrado por guerreiros, navegadores, cientistas, artistas, políticos ou filantropos que se distinguiam ao serviço dessas mesmas comunidades, mas nos últimos anos passaram a enaltecer os futebolistas, acima de tudo, o que mostra como as comunidades e as populações alteraram a sua visão do mundo e os seus valores. As estátuas dedicadas a jogadores de futebol tornaram-se comuns nos últimos tempos, sobretudo no Reino Unido e no Brasil, havendo registos de mais de uma centena de estátuas em honra de futebolistas. Daí que Pelé, Stanley Matthews, Bobby Robson, Maradona, David Beckham ou Lionel Messi não tenham apenas uma, mas várias estátuas em diferentes cidades e países.
A moda também chegou a Portugal e alguns futebolistas como Eusébio (Lisboa, 1992), Cristiano Ronaldo (Funchal, 2014) e Rui Patrício (Leiria, 2017) também já estão representados em bronze no espaço público. Não faltará muito tempo para que cada uma das nossas autarquias descubra um futebolista famoso lá na terra e faça o que fez o Ayuntamiento de Langreo