sábado, 21 de junho de 2014

Sanjoaninas, a grande festa terceirense

As Festas Sanjoaninas que se realizam na cidade de Angra do Heroísmo e que são “as maiores festas profanas dos Açores”, iniciaram-se ontem com um vasto programa que se estende até ao dia 29 de Junho com actividades culturais, recreativas, etnográficas, desportivas e gastronómicas. As festas têm uma origem que remonta ao povoamento da ilha Terceira e são um verdadeiro ex-libris da cidade de Angra do Heroísmo e até da própria ilha Terceira, atraindo muitos visitantes que têm a oportunidade de conhecer os costumes e as tradições culturais dos terceirences. Este ano as Sanjoaninas evocam a passagem do 30º aniversário da inscrição da cidade na Lista do Património Cultural da Humanidade da UNESCO, que se verificou em 1983 e que constitui um motivo de grande orgulho dos angrenses.
As Sanjoaninas satisfazem o peculiar temperamento festeiro dos terceirenses e iniciaram-se com um cortejo de abertura em que participaram 110 figurantes e cinco carros alegóricos mas, provavelmente, o seu ponto mais alto são as marchas de São João que desfilam na noite do dia 23 de Junho. É realmente um desfile espectacular de dança, cor, música e muita alegria. Estão inscritas 28 marchas, sendo uma oriunda do Canadá e duas da ilha de São Miguel, estimando-se que desfilem mais de 1600 marchantes, sem contar com os músicos das filarmónicas que os acompanham. O outro ponto de grande interesse popular das Sanjoaninas é a Feira Taurina que entusiasma os terceirenses e mobiliza interesses a nível ibérico e que inclui corridas de praça, touradas à corda e largadas de touros. No sentido integrar a comunidade açoriana da diáspora as Sanjoaninas terão a participação de representações vindas do Brasil, dos Estados Unidos da América e do Canadá, além de bandas musicais da Califórnia e de uma marcha do Canadá.
Como não poderei estar em Angra do Heroísmo, irei procurar acompanhar as festas através da RTP Açores.

A Copa do Mundo 2014 – comentário II

A Copa do Mundo 2014 está hoje no seu décimo dia, quando já estão disputados 26 dos 48 jogos da fase preliminar ou fase de grupos, sempre debaixo de um grande entusiasmo, conforme temos visto na televisão e lido nos relatos da imprensa. O futebol tornou-se um fenómeno global e, para quem gosta do espectáculo, tem sido uma verdadeira festa em que já foram marcados 77 golos, o que corresponde a uma média de 2,96 golos por jogo. Independentemente das prestações individuais de alguns jogadores que o tempo confirmará ou não, podem desde já ser destacadas algumas equipas – a Espanha e a Inglaterra que já estão eliminadas e a Holanda, o Chile, a Colômbia e a Costa Rica, que já asseguraram o apuramento para a fase seguinte.
A equipa da Costa Rica é a grande surpresa deste campeonato porque, num grupo que integra três antigos campeões mundiais, já cometeu a proeza de bater o Uruguai (3-1) e a Itália (1-0), daí resultando o seu apuramento e a eliminação da Inglaterra, que perdeu com a Itália (2-1) e com o Uruguai (2-1).
A derrota inglesa com o Uruguai resultou de dois golos marcados por Luis Suárez que joga no Liverpool, embora a eliminação da Inglaterra tenha resultado da vitória costariquenha sobre a Itália com um golo marcado por Bryan Ruiz, um futebolista que este ano alinhou na equipa do Fulham que disputou a Premier League. Significa que a Inglaterra foi eliminada do Campeonato do Mundo pelas prestações insuficientes dos seus jogadores, mas também pelos golos dos seus adversários que jogam na Inglaterra. Hoje, a edição do The Times revela um singular fair play ao destacar na sua primeira página a fotografia de Bryan,” the man who put England out of the World Cup”.