quinta-feira, 26 de novembro de 2020

R.I.P. Diego Armando Maradona

O famoso futebolista argentino Diego Armando Maradona morreu ontem em Buenos Aires aos 60 anos de idade, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória e quando estava a recuperar de uma operação a que foi sujeito a um coágulo no cérebro. Hoje, a morte de Maradona é notícia em toda a imprensa mundial, com a sua fotografia publicada num incontável número de periódicos mundiais. 
A Argentina está de luto nacional durante três dias pelo futebolista que era considerado um génio ou mesmo um Deus, enquanto todo o mundo presta homenagem ao talento futebolístico daquele que, por vezes, tem sido considerado o melhor jogador da história do futebol. Jogou no Boca Juniors, no Barcelona e no Nápoles, mas o seu momento de maior glória terá sido no Mundial de 1986 no México, no jogo dos quartos-de-final contra a Inglaterra, em que marcou dois golos que eliminaram os ingleses e ficaram famosos. O primeiro foi marcado com a mão, ou “a meias com o divino”, ou ainda, com “a mão de Deus”, tendo suscitado uma polémica que nunca foi esquecida; o segundo resultou de uma arrancada fulgurante em que Maradona ultrapassou vários adversários até ao vitorioso remate final, o qual veio a ser considerado o “golo do século” numa votação realizada pela FIFA em 2002. Porém, a par do seu talento futebolístico, Diego Maradona teve também uma vida de excessos, em que o álcool e a droga estiveram presentes e lhe fragilizaram a saúde. 
Numa sua autobiografia intitulada Eu sou El Diego, cuja tradução foi publicada em Lisboa em 2001, ele próprio trata desse assunto: 

- A mim, a droga tornou-me pior jogador, não melhor. Têm noção do jogador que teria sido se não tivesse seguido os caminhos da droga? Teria sido durante muitos, muitos anos, aquele que fui no México. Foi o meu momento de maior felicidade em cima de um relvado”. 

Como antes se referiu, a morte de Maradona é notícia em toda a imprensa mundial e a sua fotografia aparece num incontável número de periódicos, mas na ilustração deste texto nós optamos pela capa da revista hondurenha diez que nos parece uma das mais sugestivas de todas. 
R.I.P.