quinta-feira, 10 de novembro de 2022

A vela e o desafio da travessia atlântica

A vela é um desporto a que a comunicação social dedica muito pouco espaço, mesmo aquela que se auto-proclama como imprensa desportiva, porque é o futebol que mobiliza todas as atenções em exclusivo. É assim em todo o lado, embora em alguns países haja uma imprensa especializada e se verifiquem algumas excepções na imprensa generalista. A imprensa francesa é uma dessas excepções, pois acompanha e apoia as grandes provas da vela oceânica que se realizam no país.
Ontem iniciou-se a 12ª edição da Route du Rhum – Destination Guadeloupe, que ligará Saint-Malo a Pointe-à-Pitre, na ilha de Guadalupe, tendo o jornal bretão Le Télégramme dedicado toda a sua primeira página ao acontecimento. Trata-se de uma travessia atlântica de 3.542 milhas, feita em solitário por 138 velejadores em embarcações monocascos ou multicascos, divididos em seis classes – Ultim (8), Ocean Fifty (8), IMOCA (38), Class40 (55) e Rhum (29), o que significa que há 138 concorrentes aspirando aos seis pódios que estão preparados em Pointe-à-Pitre.
Participam 125 franceses (!) e 13 estrangeiros de nove países, entre os quais sete mulheres, segundo se verifica na lista de participantes. O actual record da prova é de 7 dias, 14 horas, 21 minutos e 47 segundos, tendo sido obtido em 2018 por Francis Joyon, mas a organização pretende que este recorde seja batido, tal como já foi batido o record do número de participantes.
O que aqui se regista é a realização de uma prova desta natureza, bem como a larga participação de concorrentes, isto é, nada menos do que 138 navegadores solitários!