domingo, 27 de fevereiro de 2022

A resistência e a coragem de Zelensky

Sabe-se pouco sobre o que vai acontecendo no conflito que está em curso na Ucrânia, porque as notícias são contraditórias e resultam das necessidades de desinformação e da política de contrainformação de ambas as partes. Há referências a um possível encontro entre russos e ucranianos, nas próximas horas, o que não pode deixar de nos dar alguma esperança de estarmos a caminho de um cessar-fogo, de negociações e da paz.
Apesar de ter havido repetidas provocações, tanto por parte dos russos como por parte dos ocidentais e dos falcões da NATO, a inesperada e brutal invasão russa deixou o mundo perplexo. Pouco se sabe sobre o que se passa no terreno, sobre os combates, sobre as baixas ou sobre quem está a ter vantagem nas operações, mas são visíveis as imagens de milhares de pessoas que fogem das cidades e procuram refúgio nos países fronteiros, bem como as imagens do protesto que o mundo está a fazer contra a invasão das tropas de Putin e de solidariedade para com a Ucrânia.
Nestas difíceis circunstâncias e neste clima de incerteza, um homem já se impôs ao respeito dos seus concidadãos e ao mundo: Volodymyr Olexandrovytch Zelensky. Tem 44 anos de idade e é o actual presidente da Ucrânia, cargo para que foi eleito em Maio de 2019. Não tem passado político e, enquanto actor e comediante, desempenhou o papel de presidente da Ucrânia na série televisiva “Servo do Povo”, que foi transmitida entre 2015 e 2019 pela televisão ucraniana. Será um populista mas, inesperadamente, tem sido o rosto e a voz da resistência, num exemplo de coragem a lembrar a firmeza do presidente chileno Salvador Allende, que em 1973 foi deposto por um golpe militar chefiado pelo general Augusto Pinochet. 
Hoje o jornal regional francês Courrier picard, que se publica em Amiens, presta-lhe uma homenagem a que me associo. Bravo Volodymyr Zelensky!