domingo, 23 de março de 2014

As portas que o Paulo abriu

A notícia apareceu na maioria dos jornais portugueses e o Jornal de Notícias destacou-a ontem na sua primeira página: “um burlão chinês com visto dourado”. Trata-se de um caso realmente interessante, mas que não é surpreendente nem inesperado, pois era evidente que o visto gold - um programa lançado no início do ano passado com grande entusiasmo e muita propaganda pelo irrevogável ministro Portas que, dessa maneira, esperava atrair investimento estrangeiro - poderia ter aspectos positivos, mas também ia ser um cavalo de Tróia onde se iriam esconder actividades criminosas de ordem diversa. Agora, quando a Polícia Judiciária deteve um indivíduo chinês que era procurado no seu país e tinha um mandado de detenção internacional por burla, a face obscura do problema surgiu com mais clareza pois o burlão tinha obtido recentemente uma autorização de residência em Portugal ao abrigo dos vistos gold.
Até ao final de 2013 o Estado atribuiu 417 vistos gold que, segundo foi divulgado, representaram um “investimento” total de 316 milhões de euros, dos quais 90% se referiam à aquisição de imóveis. Para quem estudou muitos anos na Rua do Quelhas, o conceito de investimento não é exactamente a aquisição de imóveis com dinheiro que não se sabe de onde vem, mas o conceito foi apropriado e desvirtuado por quem não tem habilitação académica nessa matéria, mas até chegou a ministro. Nessa ganância governamental por dinheiro, até a nacionalidade passou a ter preço!
Por cá foram poucas as vozes que têm mostrado preocupação peloo descrédito que é a venda da nacionalidade, mas o mesmo não aconteceu no Parlamento Europeu, onde foi vivamente criticada a atribuição dos vistos gold por poderem permitir a permanência e a circulação pelo espaço Schengen a todo o tipo de gente. Este caso vem provar que, na sua ânsia de protagonismo, o irrevogável abriu portas a quem não devia. Afinal, como era de esperar, deu mais um tiro no pé.

O protesto da Espanha aqui tão perto

As manifestações de protesto são uma forma de intervenção muito frequente em Espanha e, nos últimos dias, a cidade de Madrid sido palco de muitas, com destaque para a que ocorreu no passado sábado em que participaram milhares de pessoas vindas de todas as regiões de Espanha, convocadas pelas Marchas da Dignidade, um movimento que reúne 300 organizações que protestam contra a situação de "emergência social" que atravessa o país, onde o desemprego está nos 26%. A saúde, educação, o desemprego, a corrupção e os despejos foram os principais temas do manifesto que esteve na base desta convocatória que até exigiu o não pagamento da dívida pública espanhola. “Marchamos pela dignidade” e "nem desemprego, nem exílio, nem precaridade”, foram as palavras de ordem mais ouvidas numa “marcha cidadã que encheu a capital de dignidade”. Porém, desta vez aconteceram confrontos entre os manifestantes e a polícia, com lançamento de petardos e cargas policiais, daí resultando 101 feridos ligeiros, entre os quais 67 polícias e, ainda, 29 detidos por actos de vandalismo, como apedrejamentos e destruição de montras de entidades bancárias. Nos últimos anos, o desespero tomou conta de milhões de espanhóis porque o governo impôs um violento programa de austeridade que cortou muitos milhões de euros nos orçamentos da saúde e da educação, ao mesmo tempo que, só em 2013, mais de 35 mil famílias foram despejadas das suas casas por não conseguirem continuar a pagar as hipotecas aos bancos.
Sempre me pareceu que a situação económica e social espanhola é bem mais complicada do que a situação portuguesa, mas enquanto eles souberam defender a sua soberania e rejeitaram a humilhação da troika, aqui no rectângulo bem sabemos quem chamou e se deixou humilhar pela troika. O título do El Mundo é esclarecedor.