quarta-feira, 6 de julho de 2022

Índia: um país emergente e em ascensão

A República da Índia, ou simplesmente Índia, é uma federação de 28 estados e oito “territórios da União” que, no seu conjunto, é o segundo país mais populoso do mundo e o sétimo maior em superfície territorial. É um dos herdeiros do Império Britânico, a chamada Jóia da Coroa, da qual obteve a independência em 1947 sob a liderança de Jawaharlal Nehru e a inspiração de Mohandas Gandhi, sendo uma sociedade culturalmente pluralista, multilingue e multiétnica. Actualmente tem cerca de 1400 milhões de habitantes, é uma economia em acelerado crescimento e dispõe de uma classe média em rápida ascensão, embora tenha elevadas taxas de pobreza que cohabitam com armas nucleares e programas espaciais. 
Foi nesse país que, em 1868, o empresário Jamsetji Tata fundou uma empresa comercial que, ao longo dos tempos, deu origem ao Grupo Tata, com sede em Bombaim (Mumbai), que actualmente é o maior grupo empresarial da Índia e é reconhecido e respeitado em todo o mundo. Os seus interesses encontram-se nas áreas da energia, aço, automóveis, tecnologias de informação, comunicação, transporte aéreo, hotelaria e chá, dominando algumas marcas mundiais de grande notoriedade como a Jaguar, Land Rover e Daewoo (automóveis), AIG (seguros), ThyssenKrupp (siderurgia), Tetley Tea (chá) e Air India (transporte aéreo), entre outras.O Grupo Tata é um caso raro de gestão familiar, uma vez que os presidentes das suas principais empresas e grupos de empresas são, quase sempre, membros da família Tata.
No ranking das maiores empresas do mundo, uma das empresas do grupo Tata, a Tata Consulting Services (TCS) ocupa o 83º lugar. É exactamente essa empresa que, conforme anunciou o jornal Toronto Sun, escolheu a cidade canadiana de Toronto para expandir a sua actividade no Canadá e instalar um centro de inovação, que se espera venha a criar 5000 empregos em todo o país nos próximos anos, além de concretizar investimentos em universidades canadianas para o apoio de programas de pesquisa e de natureza filantrópica. 
Costuma falar-se dos tigres asiáticos e dos novos tigres asiáticos que estão a transformar a economia e o comércio internacionais, por vezes através da exploração intensiva de mão-de-obra, mas não é habitual incluir a Índia nessa categoria, mas o domínio das tecnologias da informação e da comunicação, bem como o dinamismo do Grupo Tata, mostram que a Índia é um país emergente e em ascensão.