domingo, 25 de dezembro de 2022

Os desafios do crescimento demográfico

A Organização das Nações Unidas, através do seu Departamento de Assuntos Económicos e Sociais publicou no passado verão o World Population Prospects 2022, no qual se estima que a população mundial ascenderia a um total de 8.000 milhões de pessoas no dia 15 de Novembro de 2022. A informação era apresentada como um motivo de celebração mas, ao mesmo tempo, continha uma chamada de atenção para a Humanidade, no sentido de encontrar novas soluções para os novos desafios que enfrenta.
A população mundial demorou 125 anos para passar de mil milhões para dois mil milhões de habitantes e, em 1952, era de 2.500 milhões de pessoas. Desde então, tem-se multiplicado cada vez de forma mais acelerada e, em apenas onze anos, passou de 7 mil para 8 mil milhões de pessoas. Cerca de 80% desse crescimento demográfico aconteceu nos países em vias de desenvolvimento, sobretudo em países que não têm políticas de planeamento familiar.
O problema é que muita gente vive na pobreza, sem trabalho e sem segurança alimentar, isto é, não tem as necessidades básicas satisfeitas. A contínua pressão demográfica vai exigir o aumento da produção alimentar, o que também vai exigir mais pressão sobre os recursos e um enorme impacto sobre o meio ambiente. Daí resultarão mais conflitos, mais migrações e maior instabilidade e incerteza.
O diário catalão el Periódico escolheu esse assunto como tema principal na sua edição de hoje e selecionou duas frases, que reproduz em primeira página, que sintetizam as conclusões do seu estudo: “El mundo afronta el reto de optimizar el reparto de recursos y responsabilidades. El problema no es cuantas personas habitan la Tierra, sino cómo se organizan”.