sexta-feira, 7 de janeiro de 2022

Espanha e a “cabalgata de Reyes Magos”

No passado dia 5 de Janeiro voltou a cumprir-se a tradição espanhola da cabalgata de Reyes Magos, um desfile de carros alegóricos em que os Reis Magos - Melchior, Gaspar e Baltazar – acompanhados por uma colorida comitiva de indumentária apropriada, lançam caramelos e guloseimas às crianças e que “van a poder devolver la ilusón a los niños”.
A imprensa espanhola, tanto de âmbito nacional como regional, deu grande destaque a este evento, sobretudo porque devido à crise pandémica não se realizara nos dois anos anteriores. Um dos muitos jornais que destacaram o acontecimento foi o Diario de Navarra que se publica em Pamplona, que inseriu uma fotografia a toda a largura da primeira página com o título Reyes Magos en tiempo de mascarillas.
Segundo refere a generalidade da imprensa, as crianças voltaram a encher as ruas de alegria depois de terem estado confinadas devido ao covid-19 que as privou de tantas coisas, incluindo o “el día más bonito del año: la Cabalgata de Reyes Magos”. As palavras ilusión e magia aparecem na maioria dos títulos das primeiras páginas dos jornais - a ilusión vuelve a la calle, la noche de la ilusión, la ilusión vuelve en carroza ou magos de ilusión, mas também la magia vence al covid e regresaron y fue mágico
Uma das cidades que mais apostou na cabalgata de Reyes Magos foi Sevilha, cujo desfile incorporou 33 carros alegóricos e mais de três mil pessoas que ocuparam um quilómetro e meio da via pública e demoraram 45 minutos a desfilar.
A cabalgata foi uma grande festa em toda a Espanha, um grande êxito popular e, segundo os jornais, serviu para elevar o ânimo dos espanhóis e atenuar a depressão acumulada por mais de dois anos de pandemia.