domingo, 21 de maio de 2023

Os belos festivais marítimos da Bretanha

A tradição marítima e a prática da navegação têm poucos lugares no mundo onde despertem tanto entusiasmo como na Bretanha, uma região administrativa do oeste da França com uma extensa costa atlântica, sendo inúmeros os festivais náuticos e as grandes regatas que se realizam naquela região. O golfo de Morbihan, nas proximidades da comuna de Vannes e a cerca de cinquenta quilómetros de Lorient e de Sainte-Nazaire, é uma área de belas paisagens marítimas, salpicada de ilhas, de ilhotes e de pequenas reentrâncias, além de cerca de duas dezenas de pequenos portos de pesca ou de recreio. É neste golfo que, nos anos ímpares, acontece a Semaine du Golfe – Morbihan, em que muitas centenas de embarcações históricas provenientes de todos os cantos da Europa, se encontram e confraternizam durante uma semana de festa, sobretudo embarcações históricas de vela e de remo e, em especial, alguns grandes e médios veleiros. É uma grande manifestação cultural e é uma grande festa popular!
Este ano o festival no golfo de Morbihan iniciou-se no dia 15 de Maio e ontem realizou-se o imponente desfile náutico, iniciado a partir do farol de Port-Navalo na entrada do golfo, o que constituiu um grande espectáculo marítimo, com as muitas centenas de embarcações vistosamente embandeiradas a fazer a entrada do golfo e a desfilar nos seus canais. Depois de uma interrupção de quatro anos devido à epidemia do covid-19, a Semaine du Golfe regressou e conforme relata hoje a edição do jornal Le Télégramme que se publica em Brest, que dedicou uma bela fotografia ao acontecimento na sua primeira página, o golfo de Morbihan reencontrou-se com uma das suas mais interessantes vocações: a preservação da cultura marítima.

A integração portuguesa no Luxemburgo

O Grão-Ducado do Luxemburgo é um pequeno país da Europa Ocidental, encravado entre a Bélgica, a Alemanha e a França, com uma superfície de 2.586 quilómetros quadrados e cerca de 650 mil habitantes. É um país muito desenvolvido, com uma economia avançada e o seu PIB per capita é um dos mais elevados do mundo.
A prosperidade luxemburguesa está muito relacionada com a imigração, uma vez que cerca de 47% da sua população não tem a nacionalidade luxemburguesa e, nesse grupo, destacam-se cerca de cem mil portugueses que constituem mais de 15 por cento da população. Os portugueses constituem a maior comunidade estrangeira do Luxemburgo e, num país, em que a língua oficial é o luxemburguês e que as línguas administrativas são o francês e o alemão, acontece que o português é uma das mais importantes línguas do país, sendo falado por cerca de 20 por cento da sua população. Quando em 2017, o primeiro-ministro luxemburguês Xavier Bettel visitou o Parlamento Europeu, afirmou que “o Luxemburgo não seria o que é hoje sem a comunidade portuguesa”, pois ela muito “ajudou a construir o meu país”.
O enquadramento social e cultural dos imigrantes tem sido uma responsabilidade do Conselho Nacional de Estrangeiros que vai ser extinto e que, dentro de alguns meses, será substituído pelo Conselho Superior para a Convivência Intercultural.
Segundo revela a edição deste fim-de-semana do jornal Luxemburger Wort, a comunidade portuguesa tem-se movimentado para garantir o direito à sua integração no país que adoptou, mas sem que perca a sua identidade nacional. Para ilustrar essa notícia, o jornal publica em primeira página uma fotografia de arquivo de uma procissão, em que se destacam as bandeiras de Portugal e do Luxemburgo e escreve: lado a lado ou juntos?