sábado, 27 de março de 2021

O gigantesco Ever Given continua atascado

A fotografia obtida a partir de satélite do navio super-contentores Ever Given a bloquear a mais importante via marítima do mundo já foi publicada na imprensa internacional em muitos jornais e é um bom exemplo de que, por vezes, uma imagem vale mais que mil palavras. Por isso recorremos ao jornal espanhol ABC para aqui revelar essa esclarecedora imagem daquilo que está a acontecer no canal de Suez.
O bloqueio do canal já aconteceu noutras ocasiões. Em 1956, depois da nacionalização do canal pelo Egipto, houve uma intervenção franco-britânica na área do canal de que resultou o seu bloqueio durante algum tempo. Em 1967, durante a guerra dos Seis Dias, as forças israelitas afundaram alguns navios no canal que ficou bloqueado até 1975.
Porém, este caso é muito diferente pois teve uma origem que ainda está por esclarecer, havendo que se esperar pelas revelações da caixa negra do navio para se perceber exactamente o que sucedeu. O navio atravessado no canal e “atascado” como refere o jornal ABC, está a agitar o comércio internacional, o custo dos fretes marítimos e os grandes armadores. Há mais de duas centenas de navios impedidos de passar pelo gigantesco Ever Given e as cargas paralisadas valem muitos milhões, pelo que as consequências deste imbróglio junto das companhias seguradoras é um imprevisto que também vale muitos milhões.
A situação está a revelar-se muito complexa de ultrapassar e nem os rebocadores, nem as dragas estão a resolver o problema que já se arrasta há quatro dias. Talvez a próxima maré possa ajudar ou ter-se-ão que descarregar milhares de contentores para aliviar o navio e restituir-lhe flutuação. Há mesmo muita incerteza e muita imprevisibilidade no mundo, apesar de todos os progressos com que a Ciência e a Técnica nos vão habilitando.