quarta-feira, 2 de março de 2022

Futebol é jogo de paz e desanuviamento

O noticiário, tanto o nacional como o internacional, está a ser dominado pela guerra na Ucrânia que, aparentemente, se está a intensificar, como se pode observar pelas imagens televisivas que nos chegam e que mostram as explosões, as destruições e as colunas de refugiados que atravessam as fronteiras. As notícias revelam que prevalece a desinformação e a contrainformação produzidas por ambas as partes e não é necessário ser-se perito em coisas militares para perceber que isso está a acontecer em larga escala. Na realidade, sabemos muito pouco quanto à evolução da guerra nas cidades de Kiev e Kharkiv, bem como nas cidades do sul, situadas na orla do mar Negro, como Mariupol, Berdiansk, Melitopol, Kherson e Odessa. A ansiedade está a tomar conta da Europa, não só devido aos elevados riscos nucleares que nos ameaçam, mas também porque não se conhecem os desígnios de Putin e até onde ele pretende ir.
Neste contexto, um simples jogo de futebol acaba por ser um alívio para a tensão que aflige as pessoas e para que os canais televisivos deixem de nos massacrar repetidamente com as mesmas notícias, muitas delas inverdadeiras. Hoje o Sporting e o FC Porto defrontam-se em Lisboa, quando ainda estão vivos os graves incidentes ocorridos no passado dia 11 de Fevereiro, após o jogo em que as duas equipas se defrontaram. Desse dia ficou pouco mais do que a imagem positiva do abraço entre os dois treinadores, hoje republicada em dois jornais desportivos. O que hoje se espera é que Amorim e Conceição “estejam à altura do clássico” como diz o jornal A Bola, ou que estejam “unidos pela paz” como escreve o jornal O Jogo, que acrescenta que “os treinadores desarmadilharam clima de tensão antes do primeiro duelo na Taça de Portugal”.
Realmente, perante a tragédia que está a acontecer no centro da Europa, não há quaisquer razões para que esta noite aconteça outra coisa que não seja um jogo de futebol pacífico, animado e divertido, isto é, um bom espectáculo com artistas inspirados.