sexta-feira, 30 de julho de 2021

Portugal venceu uma medalha olímpica

Ao sexto dia de provas foi quebrado o enguiço e Portugal entrou para a lista de países medalhados nos Jogos Olímpicos de Tóquio, através da medalha de bronze conquistada por Jorge Fonseca numa das provas de judo. 
Podia ter sido melhor, mas se não foi óptimo, foi mais do que suficiente. "Vale ouro" como escreveu A Bola. Por isso, aqui ficam os parabéns ao atleta medalhado que, para já, nos resgatou daquela triste situação de ver 62 países medalhados e não ver Portugal nessa lista. Agora já são 68 países medalhados, que é quase meio mundo, mas já temos a satisfação de ver o nome do nosso país naquela lista graças ao waza-ari com que Jorge Fonseca derrotou o canadiano Shady Elnahas.
A imprensa portuguesa acordou e a fotografia de Jorge Fonseca aparece hoje nas primeiras páginas de todos jornais. Foi a 25ª medalha portuguesa em 25 participações olímpicas. Bom seria que que neste caso se aplicasse a frase que nos diz que “o mais difícil é começar”. Recordamos que em Los Angeles-1984 e Atenas-2004 os portugueses conseguiram três medalhas. Para que Tóquio-2020 possa igualar aquelas prestações só faltam duas…