segunda-feira, 29 de maio de 2023

China entra no grande mercado da aviação

O primeiro grande avião de passageiros que foi fabricado na China realizou ontem o seu voo comercial inaugural entre Xangai e Pequim, que foi concluído em pouco menos de três horas. Nas suas edições de hoje, a imprensa chinesa destaca esse acontecimento e o jornal Shanghai Daily dedica-lhe toda a sua primeira página.
Construído pela COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China), o novo avião - Comac C919 - representa a vontade chinesa de contrariar o actual domínio no mercado da aviação comercial de médio curso da europeia Airbus e da americana Boeing, sobretudo através dos seus modelos A320 e B737. O desenvolvimento do projecto chinês durou quinze anos, mas ainda depende em elevado grau de componentes fornecidos por empresas ocidentais, como os motores e os sistemas de navegação, embora os principais elementos do avião como o nariz, a fuselagem, as asas e os estabilizadores verticais e horizontais tenham sido projectados pela COMAC. O avião tem 164 lugares, destina-se a voos de médio curso e tem um alcance nominal de 5.555 quilómetros.
As primeiras encomendas do novo avião foram feitas pela companhia China Eastern Airlines mas, segundo revela a imprensa, já haverá cerca de 1.200 pedidos para o C919, sobretudo por parte de companhias aéreas domésticas. No entanto, é improvável que a COMAC venha a receber encomendas do exterior até que seja certificado pelos reguladores aeronáuticos, tanto europeus como americanos. Porém, como se costuma dizer, a China é um corredor de fundo e até tem uma especial paciência para esperar.