O primeiro grande
avião de passageiros que foi fabricado na China realizou ontem o seu voo
comercial inaugural entre Xangai e Pequim, que foi concluído em pouco menos de
três horas. Nas suas edições de hoje, a imprensa chinesa destaca esse
acontecimento e o jornal Shanghai Daily dedica-lhe toda a sua
primeira página.
Construído pela
COMAC (Commercial Aircraft Corporation of China), o novo avião - Comac C919 - representa a vontade chinesa de contrariar o actual domínio no mercado da
aviação comercial de médio curso da europeia Airbus e da americana Boeing, sobretudo
através dos seus modelos A320 e B737. O desenvolvimento
do projecto chinês durou quinze anos, mas ainda depende em elevado grau de
componentes fornecidos por empresas ocidentais, como os motores e os sistemas
de navegação, embora os principais elementos do avião como o nariz, a
fuselagem, as asas e os estabilizadores verticais e horizontais tenham sido
projectados pela COMAC. O avião tem 164 lugares, destina-se a voos de médio
curso e tem um alcance nominal de 5.555 quilómetros.
As primeiras
encomendas do novo avião foram feitas pela companhia China Eastern Airlines
mas, segundo revela a imprensa, já haverá cerca de 1.200 pedidos para o C919,
sobretudo por parte de companhias aéreas domésticas. No entanto, é improvável
que a COMAC venha a receber encomendas do exterior até que seja certificado
pelos reguladores aeronáuticos, tanto europeus como americanos. Porém, como se
costuma dizer, a China é um corredor de fundo e até tem uma especial paciência
para esperar.
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