quinta-feira, 25 de março de 2021

O embaraçoso bloqueio do canal de Suez

No passado dia 23, que era terça-feira, o porta-contentores Ever Given que desloca 224.000 toneladas e tem 400 metros de comprimento e 59 metros de largura, navegava no canal do Suez em viagem do porto chinês de Yantian para o porto de Roterdão. O navio é operado pela Evergreen Marine, uma empresa de transportes de Taiwan e arvora bandeira de conveniência do Panamá, tendo encalhado pela sete horas da manhã num local em que o canal tem 260 metros de largura e ficou a bloquear o canal do Suez, por onde passam cerca de cinquenta navios por dia.
O canal do Suez liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo, tem uma extensão de 193 quilómetros e foi inaugurado em 1869. É uma das maiores obras realizadas pelo Homem e, actualmente, garante cerca de 12% do comércio mundial, incluindo uma boa parte do movimento mundial do petróleo.
Não foram dadas até agora quaisquer explicações sobre as causas do acidente, para além de ter ocorrido um vento anormal com rajadas de 40 nós de velocidade e uma tempestade de areia que afectaram a navegação do navio, o que é insuficiente. Nem a Autoridade do Canal de Suez, nem os seus Serviços de Pilotagem, adiantaram explicações adicionais sobre este acidente. A alternativa ao canal do Suez é a Rota do Cabo, que tem mais nove mil quilómetros de extensão e consome mais dez dias de viagem. Os navios bloqueados pelo gigantesco porta-contentores Ever Given começam a atingir muitas dezenas em ambas as pontas do canal e o impacto na economia mundial deste engarrafamento de efeitos globais ainda é, neste momento, imprevisível, embora já estejam a aparecer algumas consequências no comércio internacional e no preço do petróleo.
Muitos jornais publicaram fotografias captadas por drones em que se pode observar o impressionante bloqueio que um navio de 400 metros de comprimento está a provocar num canal com 260 metros de largura. Porém, a fotografia publicada pelo Finantial Times é, talvez, mais sugestiva pela desproporção que mostra entre a proa do navio que transporta 20 mil contentores e uma máquina escavadora.