segunda-feira, 27 de março de 2023

O Brasil regressa ao seu lugar no mundo

O ano de 2023 começou com uma onda de esperança para os brasileiros depois de quatro anos de presidência de Jair Bolsonaro, caracterizados pela anestesia geral da população e pelo isolamento internacional do país. Luiz Inácio Lula da Silva, o novo presidente, assumiu a presidência da República Federativa do Brasil no dia 1 de Janeiro de 2023 e, desde então, tem trazido o seu país de volta ao protagonismo que merece e a que a nação brasileira deve ter no seio da comunidade internacional.
Como presidente eleito, Lula da Silva esteve no Egipto para participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas e, depois, recebeu em Portugal os abraços dos seus irmãos portugueses. Em Janeiro fez a sua primeira viagem como presidente em exercício do Brasil, primeiro à Argentina (22 a 25 de janeiro) e, depois, ao Uruguai (25 de janeiro). Seguiu-se uma viagem aos Estados Unidos (9 a 11 de fevereiro) para se encontrar como presidente Joe Biden e estava anunciada uma viagem à China para se encontrar com o presidente Xi Jinping e aos Emirados Árabes Unidos, que tiveram que ser adiadas por motivos de saúde.
De acordo com o programa que se conhece, entre os dias 22 e 25 de abril o presidente do Brasil visitará Portugal e, provavelmente, a Espanha; em maio prevê-se que visite Angola e o Senegal e em Julho participará na Cimeira da CPLP em São Tomé e Príncipe.
Em setembro o presidente Lula da Silva participará na Cimeira do G20 que se realizará na Índia e na Assembleia Geral das Nações Unidas, que se realizará em Nova Iorque.
O Brasil está realmente de volta ao seu lugar no mundo como salienta a última edição da revista IstoÉ e, nessa caminhada, há que destacar o homem que, pelo seu prestígio e pelo seu passado, pode protagonizar essa mudança: Luiz Inácio Lula da Silva.