sexta-feira, 14 de abril de 2023

A oferta cultural nas cidades americanas

Houston é a mais populosa cidade do Texas e a quarta de todas as cidades americanas, mas não é a capital do estado que está localizada em Austin. A cidade situa-se na orla do golfo do México, dispõe do principal porto comercial dos Estados Unidos e tem um grande dinamismo económico, tecnológico e cultural, sendo um importante ponto de apoio da actividade aeroespacial e da indústria petrolífera americanas. Em paralelo com a sua pujança económica e tecnológica, a vida cultural da cidade também é muito dinâmica e, durante os fins-de-semana, são realizados inúmeros eventos culturais para fruição da população, para os quais é feita a devida promoção estimulante da participação.
Na sua edição de hoje o jornal Houston Chronicle apresenta, com destaque de primeira página, a fotografia do Elissa, um veleiro armado em barca, destacando a visita de seis Tall Ships como um dos mais emblemáticos eventos que se realizam na cidade, ou antes, na ilha de Galveston, situada a cerca de 80 quilómetros da cidade. A barca Elissa pertence à Galveston Historical Foundation e, juntamente com os outros Tall Ships, promove visitas a bordo e proporciona pequenos cruzeiros destinados a estimular o gosto pelo mar e pela navegação à vela. Porém, para além da sua regular oferta cultural, a cidade ainda promove eventos especiais como o Art Car Weekend que enquadra inúmeras actividades relativas ao culto do automóvel, enquanto a Asia Society Texas exibirá filmes de sucesso produzidos pela indústria cinematográfica indiana que é conhecida por Bollywood e, em complemento dos museus e das galerias, a Anya Tish Gallery irá apresentar uma grande exposição de pop-art.
As cidades americanas são habitualmente conhecidas pela diversidade da sua oferta cultural, designadamente as que se situam na costa leste, como Boston, Nova Iorque e Filadélfia, mas a diversidade cultural de Houston concorre cada vez mais com aquelas emblemáticas cidades.