sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A brutal violência do Rio de Janeiro

O jornal brasileiro O Globo anunciou que no passado mês de Janeiro se verificaram 640 tiroteios na área metropolitana do Rio de Janeiro, o que significa que os moradores da cidade se confrontaram com quase um tiroteio por hora, na maioria das vezes entre a Polícia e os traficantes de droga.
De acordo com outra fonte, no mesmo mês de Janeiro ocorreram 688 tiroteios e verificaram-se 146 mortes por arma de fogo e 158 feridos, o que mostra a dimensão da violência na cidade do Rio de Janeiro.
O problema é trágico porque, por exemplo no 1º semestre de 2017, ocorreram mais de 2600 tiroteios no Rio de Janeiro, de que resultaram quase 800 mortes. Estes números impressionam e assustam. Não se imagina a Cidade Maravilhosa assim! 
No Brasil pergunta-se muitas vezes se há solução para o problema da violência, até porque a política de repressão que tem sido adoptada não tem produzido resultados e apenas tem provocado o seu aumento, bem como o número de mortes e a insegurança social. O facto é que a violência no Rio de Janeiro, mas também em outras regiões do Brasil, é o reflexo do progressivo aprofundamento das desigualdades sociais que se verificam no Brasil, mas também é o resultado da aplicação de políticas erradas.
A política de segurança pública que tem sido seguida pelo Estado do Rio de Janeiro tem custado muitos milhões ao erário público, sendo superior aos orçamentos estaduais da educação e da saúde, mas as pessoas questionam-se cada vez mais sobre se não teria sido preferível aplicar esses recursos em políticas de inclusão social.
Porém, com tudo o que se passa nas estruturas do poder no Brasil, sobram dúvidas sobre se há capacidade ou vontade para reduzir a violência no país e, em especial, na sua antiga capital.

A Super Lua fotografada em Burgos

Esta semana a Lua esteve na sua fase de lua cheia, ao mesmo tempo que ocorria um eclipse total e que a sua órbita estava no perigeu, isto é, no seu ponto mais próximo da Terra. Estas três circunstâncias raramente ocorrem em simultâneo.
A lua cheia e o perigeu dão origem à chamada Super Lua, que pode aparecer 14% maior e 30% mais brilhante do que é habitual. Por outro lado, o mês de Janeiro teve duas luas cheias, o que não é habitual acontecer, sendo costume chamar-se Lua Azul à segunda lua cheia do mês.
Significa que, na passada quarta-feira tivemos Super Lua, Lua Azul e, devido ao eclipse, até tivemos uma lua de cor avermelhada, embora o eclipse não tenha sido visível em Portugal.
Aqui em Lisboa, nem a Imprensa, nem o Observatório Astronómico de Lisboa, alertaram para o acontecimento e pouca gente terá olhado para a Lua, até porque o eclipse não foi visível.
A imprensa internacional deu notícia deste fenómeno, sobretudo nos Estados Unidos, onde os fotógrafos aproveitaram a oportunidade para fazer prova de vida.
Aqui ao lado, na Comunidade Autónoma de Castela e Leão, o Diário de Burgos chamou a este fenómeno um espectáculo celestial e aproveitou para publicar uma sugestiva fotografia da famosa catedral da cidade a enquadrar a Super Lua.

Um destino turístico chamado Portugal

A propósito do 60º Salão de Férias de Bruxelas que abriu as suas portas ao público, o jornal La Libre Belgique destacou ontem na sua primeira página que os destinos-tendência para 2018 são o Chile, a Coreia do Sul e Portugal. Portanto, temos o nosso país eleito pelos belgas como um grande, se não o maior, destino turístico europeu.
Nestas feiras, que no princípio do ano são organizadas em todos os países, as agências de viagens apresentam ao público as suas melhores sugestões de férias, procurando convencê-los a comprar os seus pacotes. Foi assim que, sob a pressão da indústria do turismo e das suas agências de viagens, nasceram alguns destinos turísticos como Torremolinos, Canárias, Acapulco ou Cancun, mas também a moda dos cruzeiros mediterrânicos ou nórdicos, a somar aos tradicionais circuitos pelas grandes cidades europeias.
Por razões de ordem diversa, Portugal afirmou-se nos últimos anos como um destino turístico de primeira ordem, pelo que os agentes económicos têm procurado adaptar-se a essa oportunidade que se deseja não seja apenas conjuntural e que é bem visível no renascimento ou readaptação da parte antiga da cidade de Lisboa, cada vez mais vocacionada para o turismo. Desse facto muito tem beneficiado a economia portuguesa mas também a auto-estima dos portugueses que se mostram mais abertos e mais receptivos do que nunca aos estrangeiros, o que também tem servido para melhorar a imagem internacional do nosso país.
A constatação verificada pelo jornal belga de que Portugal é um dos mais procurados destinos turísticos é encorajadora para o sector e, naturalmente, para a economia portuguesa. Os lisboetas e os portugueses em geral que se preparem, porque este ano irão chegar ainda mais turistas para ver os nossos monumentos e as nossas praias ou encher os nossos restaurantes e os nossos museus. Como vai longe o tempo do isolamento internacional...