quinta-feira, 8 de novembro de 2018

Observar flamingos em Dehesa de Abajo

A Reserva Natural Concertada Dehesa de Abajo, situada em La Puebla del Rio, junto ao parque Natural de Doñana e nas proximidades de Sevilha, tornou-se uma atracção ímpar para os ambientalistas e, em especial, para os ornitólogos. Trata-se de um espaço natural privilegiado para a observação de flamingos e de outras aves, que recebe anualmente milhares de visitantes e que, com frequência, é considerado o paraíso das aves.
“Contemplar os flamingos no Outono ao entardecer é um privilégio para os sentidos”, escreve o Diário de Sevilla que ilustra a primeira página da sua edição de hoje com uma expressiva fotografia de milhares de flamingos em Dehesa de Abajo.
Segundo é descrito no jornal, na invernada milhares de flamingos e outras aves aquáticas levantam voo ao amanhecer e sobrevoam os pântanos e lagoas de Dehesa de Abajo, constituindo um espectáculo esmagador, em que o piar das aves e o seu bater de asas se distinguem a grande distância.
Naturalmente, as autoridades turísticas andaluzas tomaram todas as providências para atrair os visitantes e construiram caminhos e postos de observação para admirar as múltiplas espécies de aves que por lá habitam, umas residentes e outras em preparação para voar para sul, em que se destacam os flamingos, as cegonhas e os patos, mas também diversas espécies de águias e de milhafres. Porém, em Dehesa de Abajo existe uma fauna muito diversificada, verificando-se que a população do lince ibérico tem aumentado significativamente.