domingo, 20 de agosto de 2023

O inferno dos incêndios florestais

Continua muito activa, agressiva e persistente a onda calor que está a afectar várias regiões do hemisfério norte e as televisões vão mostrando as calamidades ecológicas, a ansiedade das populações e, em alguns casos, também as tragédias humanas que vão acontecendo em diferentes regiões do mundo.
A ilha hawaiana de Maui e a cidade de Lahaina foram vítimas do pior desastre natural que o arquipélago alguma vez suportou, enquanto a atlântica ilha de Tenerife também enfrenta um incêndio florestal de grandes dimensões, que já obrigou à evacuação de milhares de pessoas. Porém, os incêndios que têm afectado o Canadá, antes na província do Quebec e agora na província da Colúmbia Britânica, têm mostrado uma preocupante dimensão e perigosidade, tendo obrigado alguns milhares de pessoas a deixar as suas casas para evitar a ameaça do fogo. Na pequena cidade de Yellowknife, a capital e principal comunidade dos Territórios do Noroeste, que fica situada a cerca de 400 quilómetros do círculo polar ártico, as autoridades estão a tentar retirar todos os seus vinte mil moradores para os proteger da ameaça do fogo.
O jornal The Globe and Mail que se publica em Toronto e noutras seis cidades canadianas, destacou na sua edição de ontem os incêndios florestais que assolam o país e escolheu a palavra inferno, para definir a gravíssima situação que afecta muitas regiões do planeta e nos remete - a todos - para o problema das alterações climáticas.