sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Marcelo não resiste e quer ir ao Qatar

A selecção nacional de futebol parte hoje para o Qatar onde vai participar no Campeonato do Mundo de Futebol e é natural que os portugueses lhe desejem muitos sucessos, que bem nos podem vir a dar algumas alegrias. A vitória de ontem sobre a Nigéria por 4-0 num jogo de preparação disputado em Alvalade, parece ter excitado muita gente, a começar pelos nossos canais televisivos que, de forma desmedida, parecem prognosticar a vitória portuguesa na competição. Porém, tem que haver contenção, tanto na ambição, como no entusiasmo.
O Supremo Magistrado da Nação também alinha neste espectáculo, pois não só comentou o jogo como anunciou que, independentemente do preço que tem para o erário público, no próximo dia 24 lá estará no Qatar para apoiar a equipa portuguesa. Segundo afirmou, desloca-se “pelo interesse nacional”. Como é possível que, num tempo de incerteza e de dificuldade, alguém considere que um jogo de futebol com o Gana é de “interesse nacional”. A presença do Venerando Chefe do Estado no Qatar será um simples acto de lazer presidencial que não se justifica sob a capa do interesse nacional, custa muito dinheiro aos contribuintes portugueses e até pode ser perturbadora para o treinador e para os jogadores. É mais um exagero do Senhor Presidente a que nos vai habituando com o seu voraz apetite por viagens. 
O Mundial do Qatar está envolto em grandes polémicas, designadamente porque os direitos humanos não são respeitados no país e porque a construção dos estádios parece ter usado mão-de-obra escrava, mas Sua Excelência já desvalorizou essa realidade e disse que esse assunto é para esquecer. Melhor andou o presidente do nosso Comité Olímpico que foi convidado pelo seu homónimo do Qatar para estar no Mundial e declinou o convite, o que é de saudar.
Nesta confusão em que abunda muito populismo e muita ausência de serenidade, ainda se destacou o jornal i, cuja edição de hoje escolheu uma capa de mau gosto, inestética e não apelativa a dar as boas-vindas ao Mundial das Arábias.