quarta-feira, 13 de outubro de 2021

A reescrita da história das Américas

O dia 12 de Outubro de 1492 foi o dia em que Cristovão Colombo, ao serviço dos Reis Católicos, descobriu as Antilhas como parte de um novo continente, embora pensasse que tinha chegado à Índia. Esse dia marcou o início de uma nova era para a humanidade pois foi um “encontro de dois mundos” e, nesses territórios, vieram a formar-se vários países, incluindo aquele que é hoje o mais rico e mais poderoso do planeta – os Estados Unidos.
Porém, o processo de formação desses países assentou em muita violência, atrocidades e extorsões que, durante muitos anos, não foram reconhecidos pelos colonizadores. O dia 12 de Outubro e a figura de Cristovão Colombo tornaram-se, em simultâneo,  os símbolos do "descobrimento do novo mundo" e da "agressão colonial nas Américas". Por isso, o Columbus Day, celebrado exactamente no dia 12 de Outubro, que era um dos dias festivos dos americanos passou a ser contestado. Joe Biden foi atrás de um certo populismo e, este ano, decidiu proclamar o Dia dos Povos Indígenas, em paralelo com o Columbus Day. Na sua proclamação disse que “sucessivas gerações de americanos desprezaram os povos e as culturas nativas” e fez o elogio dos povos indígenas que resistiram ao colonizador. No entanto, numa proclamação separada tratou de elogiar “o papel dos italo-americanos na construção da sociedade americana”, embora tivesse referido a violência e o dano que Colombo e outros exploradores trouxeram ao continente.
Em Espanha e, sobretudo na região de Huelva, as autoridades de Huelva e de Palos de la Frontera, reagiram e reclamaram que “Cristóbal Colón mantiene su protagonismo 529 años después”, acusando Joe Biden de mostrar ignorância e julgar o que se o passou em finais do século XV pelas cânones do início do século XXI. De resto, o jornal Huelva Información diz que foi a rainha Isabel a Católica que primeiro legislou para que os nativos tivessem os mesmos direitos dos espanhóis, coisa que os ingleses - de que descende Joe Biden - não fizeram.