segunda-feira, 24 de agosto de 2020

Donald Trump poderá vir a ser reeleito?


Depois da Convenção Democrata que escolheu Joe Biden como o seu candidato às eleições presidenciais americanas de 3 de Novembro, é agora a vez da Convenção Republicana escolher o seu candidato que será Donald Trump.
A generalidade da imprensa americana não é neutra nas campanhas eleitorais e está alinhada com um ou outro candidato, embora esse alinhamento seja quase sempre discreto e subtil. Hoje, o jornal nova-iorquino Daily News caricaturou Donald Trump apresentando-o como um showman, um entertainer, um demagogo ou mesmo um palhaço de circo, ao mesmo tempo que revela alguns dos seus apoiantes que são figuras desconhecidas ou de segundo plano na sociedade americana. O Donald não apresenta um programa eleitoral e os extractos dos seus discursos que nos vão chegando são centradas em ataques pessoais ao seu adversário, na agitação de fantasmas e em ameaças quanto ao futuro dos americanos para o caso de não ser eleito. Durante quatro anos usou a mentira, a arrogância e o narcisismo, mas uma parte da América gostou disso.
Hoje, também o diário USA Today, que é o jornal de maior circulação nos Estados Unidos, apresentou os resultados de uma sondagem que revela que a maioria dos americanos não acredita que Donald Trump aceite uma derrota eleitoral, isto é, há 25% de americanos que acham que ele aceitará a derrota, mas há 52% que consideram que ele não aceitará a derrota e 24% que não estão seguros de que ele aceite a derrota.
A suspeita de que este golpe trumpiano pudesse acontecer já tinha sido avançada, mas agora ela confirma-se através desta sondagem hoje publicada.

Nasceu um novo campeão português


O Grande Prémio de Estíria em motociclismo, realizou-se ontem em Spielberg, na Áustria e teve um vencedor inesperado chamado Miguel Oliveira.
Foi a primeira vitória deste piloto português que até agora apenas tinha conseguido um 6º lugar em Brno, na República Checa, como o seu melhor resultado na MotoGP World Championship, mas também foi a primeira vitória da Tech 3, a sua equipa que em mais de trinta anos de corridas nunca tinha ganho uma prova num campeonato dominado pelas Hondas e Yamahas e por pilotos italianos, ingleses, americanos e espanhóis. Ontem, na última curva da corrida e quando seguia em terceiro lugar, Miguel Oliveira conseguiu ultrapassar os concorrentes australiano e espanhol que seguiam na sua frente e vencer, numa prestação de grande competência, em que foram reconhecidas a perícia e a inteligência com que conduziu a sua prova.
A euforia de Miguel Oliveira por esta inédita vitória portuguesa “na Fórmula 1 do motociclismo” foi natural e a bandeira portuguesa que segurou com emoção foi vista nos telejornais do mundo inteiro, ao mesmo tempo em que agradecia aos amigos e aos que o apoiaram e afirmava que os portugueses eram os melhores, o que só se aceita numa situação daquelas.
Embora eu não seja entendido nos desportos motorizados, associo-me às saudações que estão a ser dirigidas a Miguel Oliveira que, segundo está a ser anunciado, já entra em provas de motociclismo desde os nove anos de idade. É mesmo um campeão e até o jornal A Bola se esqueceu das suas manchetes sobre as negociatas das transferências dos jogadores de futebol para homenagear este piloto português.