sábado, 15 de setembro de 2018

Ano Europeu do Património Cultural 2018

No passado dia 17 de Maio de 2017, o Parlamento Europeu e o Conselho de Ministros da União Europeia aprovaram uma decisão que estabeleceu o ano de 2018 como o Ano Europeu do Património Cultural, afirmando que o património cultural europeu não era apenas um legado do passado, mas que também era um recurso imprescindível ao nosso futuro pelo seu inquestionável valor educativo e social, pelo seu potencial económico e pela sua importante dimensão no plano da cooperação internacional.
Cada país tem tomado as iniciativas que considerou mais adequadas e, neste fim-de-semana, decorrem em França as 35ª Jornadas Europeias do Património, em que cerca de 17.000 monumentos abrem as suas portas e oferecem cerca de 26.000 iniciativas culturais para envolver a população no ideal da preservação do património cultural. Nas suas edições de hoje, a generalidade da imprensa francesa nacional e regional dá uma grande cobertura e promove esta iniciativa e, por exemplo, o jornal católico La Croix destaca em título l'amour du patrimoine e oferece a imagem de um farol cheio de visitantes.
Em Portugal, as Jornadas Europeias do Património 2018 estão marcadas para os dias 28, 29 e 30 de Setembro, salientando-se que para além da participação dos museus e monumentos sob tutela da Direcção-Geral do Património Cultural (DGPC), a sociedade civil também terá uma ampla participação nessas Jornadas, estando previstas 1200 iniciativas que na sua maioria são gratuitas.
Portanto, nesse fim-de-semana façamos qualquer coisa pelo nosso património cultural e visitemos um museu, um monumento, um farol ou uma exposição.