terça-feira, 13 de dezembro de 2022

O escândalo que afunda o sonho europeu

O jornal francês La Croix destaca na sua edição de hoje o “escândalo europeu”, com a corrupção a chegar em força ao Parlamento Europeu (PE). Já se sabia que a União Europeia tinha criado um novo-riquismo que envolve a generalidade dos que se alimentam das suas burocracias e dos dinheiros que por lá circulam, mas pensava-se que os eurodeputados – que os cidadãos escolheram com o seu voto – estavam fora dessas suspeitas.
O PE é o órgão legislativo da União Europeia, sendo composto por 705 deputados que representam os 446 milhões de cidadãos dos seus 27 estados-membros, entre os quais 21 eurodeputados portugueses, a maioria dos quais não conhecemos, nem sabemos o que faziam antes, nem o que fazem agora. A sua sede oficial localiza-se em Estrasburgo, mas os deputados circulam entre Estrasburgo, Bruxelas e o Luxemburgo, onde reúnem as comissões parlamentares e o secretariado. É um exemplo de despesismo injustificável que custa muitos milhões de euros e que permite inúmeros truques e falcatruas aos deputados e aos funcionários menos escrupulosos. Esta estrutura gigante tem um orçamento anual de cerca de dois mil milhões de euros, um montante que dá para tudo, costumando dizer-se que ser eurodeputado europeu é o melhor emprego que existe.
Nesta instituição há uma eurodeputada grega que é vice-presidente e se chama Eva Kaili. Certamente muito ambiciosa, deslumbrada e sem escrúpulos. Porém, foi detida em Bruxelas na sequência de uma investigação da justiça belga relativa a alegados subornos do Qatar para influenciar decisões políticas. Nas buscas realizadas no seu apartamento pelas autoridades foram encontrados sacos com 150 mil euros em dinheiro, enquanto o seu pai foi detido nesse mesmo dia em flagrante num hotel de Bruxelas, carregando uma mala com 600 mil euros em dinheiro, com o qual pretendia fugir. É mesmo um escândalo! Até que ponto podemos confiar nesta gente que afunda o sonho europeu de liberdade, igualdade, fraternidade e solidariedade?