terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

A Venezuela de Maduro ataca a TAP

A Venezuela é um grande problema internacional devido à grave situação económica e à instabilidade política por que passa, pois enquanto meio mundo está ao lado de Nicolas Maduro, o outro meio mundo apoia Juan Guaidó, o auto-proclamado presidente do país. Internamente, a situação também é complexa pois não se conhecem exactamente os apoios que tem cada uma destas facções.
Acontece que na Venezuela vivem três centenas de milhar de portugueses e de luso-descendentes e, por isso, a questão venezuelana é importante para Portugal que, com sensatez e prudência, tem acompanhado as posições da União Europeia e tem evitado criar fricções com as autoridades venezuelanas. Apesar disso, a Venezuela decidiu ontem suspender as operações da TAP por 90 dias nos seus aeroportos, com o argumento de ter havido irregularidades no voo TP173 que ligou Lisboa a Caracas e de ser necessário “proteger a segurança da Venezuela”. Hoje a notícia merece grande destaque na imprensa venezuelana, nomeadamente no El Periodiquito que se publica em Maracay, no estado de Aragua.
Depois de um périplo político pelos Estados Unidos e pela Europa, Juan Guaidó regressou à Venezuela no referido voo da TAP, sendo acompanhado por um tio. À chegada a Caracas foi esperado por manifestações de apoio e as autoridades chavistas não gostaram, pelo que acusaram a TAP de ter ocultado a sua identidade e de ter permitido que o seu tio transportasse material explosivo em diversos objectos.
Quer a TAP, quer o governo português, já mostraram a sua surpresa por esta iniciativa do regime de Maduro que, naturalmente, afecta os portugueses que vivem na Venezuela e vão ser vítimas desta evidente provocação de Nicolas Maduro a Portugal.