quarta-feira, 8 de setembro de 2021

O Jair imita o modelo de Donald Trump

A independência do Brasil e a sua separação do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves foi um processo que decorreu entre 1821 e 1825, mas que terá como data mais simbólica o dia 7 de Setembro de 1821, quando o príncipe Dom Pedro, o regente que governava o Brasil em nome do seu pai D. João VI que regressara a Lisboa, terá dado o grito do Ipiranga: "É tempo! Independência ou Morte! Estamos separados de Portugal!".
Essa data é uma das mais importantes da História do Brasil e ontem festejavam-se os 199 anos da sua independência.
Num tempo de grande perturbação política, de dificuldades económicas e de crescente contestação ao presidente do Brasil, podia ter sido um dia de apelo à unidade nacional e de incentivo para ultrapassar as dificuldades, mas Jair Bolsonaro aproveitou a data e com a ajuda das igrejas evangélicas, mobilizou a população nas grandes cidades, tratou de atacar o Supremo Tribunal Federal e afirmou não acatar as decisões judiciais. Tal como o energúmeno Donald Trump que incitou os seus apoiantes a invadir o Capitólio, também o desvairado Bolsonaro incitou as massas populares à desobediência. Porém, a impressionante onda verde e amarelo de gente instrumentalizada que encheu as ruas e que as televisões mostraram, também revelou o desespero do Jair pela queda da sua popularidade, pelo abandono dos seus aliados e pelo cerco que a Justiça lhe está a montar. Amedrontado, veio dizer que só sai “preso, morto ou com vitória” e afirmar que “jamais serei preso”, colocando-se acima da Constituição e do povo brasileiro. Um perigo!
No mesmo dia circulou nas redes sociais uma mensagem do ex-presidente Lula da Silva alusiva ao 7 de Setembro, que vale a pena ser vista em https://fb.watch/7T5Z54C_2d/. Que belo discurso e que sensatez. Costuma dizer-se que o Brasil está dividido, mas isso não é necessariamente um problema. A Democracia é sempre isso, uma escolha entre duas ou mais opções, mas quando se fala em Bolsonaro e Lula como opções presidenciais, até dá vontade de rir...