sexta-feira, 5 de maio de 2023

O Giro d’Itália e o 'nosso' João Almeida

A 106ª edição do Giro d’Itália arranca amanhã com uma etapa contra-relógio de 19,6 quilómetros, que vai ser corrida na costa adriática, entre a Marina de Fossacesia e a comuna de Ortona. A edição de hoje do jornal L’Équipe dedica uma alargada reportagem a esta clássica do ciclismo mundial que será disputada em 21 etapas e se estenderá por 3.449 quilómetros de vales e montanhas, terminando em Roma no dia 28 de Maio.
Em prova vão estar 176 ciclistas, entre os quais o esloveno Primoz Roglic e o belga Remco Evenepoel, que são os principais favoritos à vitória final, mas entre eles vai estar o português João Almeida, um jovem ciclista com 24 anos de idade que já se afirmou como um grande ciclista no pelotão internacional. Assim, para quem goste de ciclismo, nos próximos dias há a oportunidade de acompanhar o desempenho desportivo de João Almeida e, através das transmissões televisivas, apreciar a beleza das paisagens e das povoações italianas por onde passará o Giro d’Itália.
Em tempos de tantas incertezas internas e internacionais, o acompanhamento desta prova ciclista bem pode ajudar ao nosso desanuviamento.