quinta-feira, 16 de abril de 2020

Argentina inicia 'la era del tapabocas'

Continua a saber-se muito pouco sobre o covid-19, embora o espaço mediático continue a estar cheio de gente que fala como se soubesse tudo sobre a pandemia. São os mesmos que também sabem tudo sobre política e sobre futebol, que falam de economia e de cultura e que não conseguem estar calados. Alguns deles são ex-políticos profissionais que fazem das suas constantes aparições televisivas uma prova de vida, com a qual facturam mais qualquer coisa e satisfazem as suas vaidades. Em qualquer lado poderiam ser opinion makers mais ou menos respeitados, mas por cá normalmente não passam de vulgares vendedores de banha de cobra, alguns deles com presença quase quotidiana nos nossos televisores.
No entanto, parece que no caso da pandemia do covid-19 eles têm alguma razão, pois há um consenso que começa a generalizar-se no sentido do uso de máscara, porque para além da sensação de protecção que dão a quem as usa, parece que realmente reduzem a hipótese de contágio. Por isso, espera-nos um futuro, de resto muito semelhante ao que se observa nos países da Ásia Oriental, em que as pessoas passarão a usar a máscara diariamente como se fosse uma peça do seu vestuário.
A generalidade da imprensa sempre insistiu no uso da máscara e até usou a falta de máscaras no mercado como um tema de crítica às autoridades sanitárias, o que de certa forma antecipava que o uso de máscaras iria ser obrigatório. Daí que as máscaras, las mascarillas, les masques ou the masks fossem assunto corrente no noticiário internacional da pandemia. Porém, com surpresa, verificamos que na Argentina pela voz do diário La Prensa, o tempo que aí vem já é designado como la era del tapabocas. Uma designação bem curiosa!