sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

O cessar-fogo na Ucrânia foi só hipótese

Vladimir Putin ordenou às suas tropas que, por ocasião do Natal ortodoxo, respeitem um cessar-fogo a partir do meio-dia de sexta-feira (dia 6), até à meia-noite de sábado (dia 7), isto é, durante 36 horas. Tanto a Ucrânia como a União Europeia desvalorizaram esta iniciativa russa e acusaram Putin de hipocrisia, pois não será outra coisa que não seja uma manobra para ganhar tempo para o reagrupamento das suas tropas e de uma iniciativa que visa restaurar a sua afectada reputação internacional.
Em diferente sentido se pronunciou o Papa Francisco e António Guterres que consideraram positiva a declaração do cessar-fogo, “se não houver pessoas a morrer nestes dois dias”, mas acrescentando que serão importantes verdadeiras negociações para um cessar-fogo definitivo na Ucrânia. Porém, poucas horas antes do previsto período de cessar-fogo, que tinha um valor simbólico e podia ser um ponto de partida para futuras negociações, a Ucrânia rejeitou a proposta russa. O facto é que prosseguiram os duelos de artilharia na região de Bakhmut e a Rússia tratou de acusar a Ucrânia por atacar Donetsk.
Na sua edição de hoje, o jornal francês Le Télégramme noticia este ensaio de cessar-fogo que afinal parece não estar a ser cumprido, interrogando-se sobre o que virá depois. De facto, as duas partes mostram desconfiança entre si, anunciam o reforço de armamento e armas ainda mais potentes, incluindo novos carros de combate franceses e alemães e mísseis hipersónicos russos.
A escalada do conflito é evidente e preocupante. A destruição no território ucraniano e a perda de vidas já são catastróficas. Os efeitos sobre a qualidade de vida dos europeus são cada vez mais notórios. O cessar-fogo e a paz que são tão desejáveis, parecem estar a ficar mais longe. 
É mesmo um mau princípio de ano.