quinta-feira, 10 de março de 2022

A conflitualidade na Europa das pátrias

A Europa é uma realidade cultural muito heterogénea e daí que, muitas vezes, seja usada a expressão “Europa das pátrias” para a caracterizar. A unidade europeia existe na geografia mas só avançou no plano político depois da 2ª Guerra Mundial, embora subsistam enormes diferenças culturais que resistem aos efeitos sociológicos e económicos da mundialização cultural.
Nesse sentido, o conflito da Ucrânia no qual estão concentradas todas as atenções, tende a fazer esquecer outros sinais de instabilidade associados aos nacionalismos que, embora de outra escala e adormecidos ou não, estão presentes no panorama político europeu. É o caso da Córsega, a ilha francesa do Mediterrâneo que tem cerca de 340 mil habitantes e onde existe uma significativa corrente nacionalista e independentista, que em tempos se agrupava na FLNC (Fronte di Liberazione Naziunale Corsu). Um dos seus líderes chama-se Yvan Colonna, tem 61 anos de idade e está condenado a prisão perpétua por homicídio de um autarca corso em 1998.
Há dias, na prisão de Arles, no sul de França, Colonna foi atacado e gravemente ferido por um companheiro de prisão, encontrando-se em coma. Surgiram protestos violentos em que as autoridades francesas foram acusadas de não terem dado resposta ao pedido de Colonna para ser transferido para uma prisão corsa. Na cidade de Ajaccio, a capital, os manifestantes atacaram a Polícia e o Palácio da Justiça com pedras e bombas incendiárias, enquanto em Bastia e Calvi foram utilizados cocktails Molotov e houve mais de duas dezenas de polícias feridos.
Na sua edição de hoje, o jornal corse matin refere a escalada das manifestações e dos motins que explodem por toda a ilha e escreve que os separatistas corsos que lutaram pela independência durante décadas, estão de novo nas ruas, depois do seu principal movimento (FNLC) ter deposto as armas em 2014.
Para além das preocupações com a Ucrânia que dizem respeito a todos, os franceses ainda têm estes problemas adicionais.