segunda-feira, 25 de dezembro de 2023

Merry Christmas ou, antes, um Feliz Natal

Hoje é dia de Natal e, como escreveu o poeta António Gedeão, é o dia de ser bom e é o dia de pensar nos outros. Hoje é dia de Natal e, como também escreveu o poeta António Gedeão, é dia de Amor, de Paz, de Felicidade, de Sonhos e de Venturas.
Para a Cristandade é um dia de grande festa religiosa, com os seus múltiplos símbolos como o presépio, a “missa do galo”, a ceia de Natal, as músicas natalícia e os cumprimentos de “Boas Festas”, mas a sociedade de consumo cristã ou não cristã, adoptou o Natal como a grande festa do consumo, da troca de presentes, das grandes festas profanas, da árvore da Natal e das iluminações públicas e, sobretudo, dessa invenção comercial e sem enquadramento histórico que é o Pai Natal, viajando desde a Lapónia num trenó rebocado por uma rena, fazendo a distribuição de presentes às crianças.
O impacto comercial do Natal é cada vez maior e a imprensa, que faz a intermediação entre os produtos e os consumidores, designadamente através da Publicidade e das suas sugestivas técnicas, tem um papel importante nesta onda consumista natalícia, através de mensagens, umas directas e outras subliminares. Assim devem ser interpretadas algumas manchetes apresentadas por jornais, sobretudo americanos, como acontece na edição de hoje do The Standard-Times, que se publica na cidade de New Bedford, no estado de Massachusetts, que ao desejar um Feliz Natal aos seus leitores, está subliminarmente a mobilizá-los para a ideia do consumo e não para os valores intrínsecos do Natal.Apesar disso, o Natal ainda é um tempo de reflexão, em que se pensa na paz no mundo e na solidariedade entre os homens e as nações, para que não haja sofrimento, nem fome, nem destruição.
Naturalmente, são muitos os que desejam o fim das guerras na Ucrânia e em Gaza, que tanto sofrimento e tanta dor causam, perante a indiferença ou a cumplicidade de tantos dirigentes políticos mundiais.
Finalmente, no Natal cumprimentam-se os amigos e deseja-se que tenham saúde e sucesso nas suas vidas. É essa a mensagem que aqui fica para os leitores deste texto.