quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

Donald livra-se do segundo impeachment

Os irresponsáveis comportamentos do ex-presidente Donald Trump e os seus incitamentos do dia 6 de Janeiro para que o Capitólio fosse assaltado, ainda estão na memória da América e do mundo. Portanto, há um grande interesse no que se está a passar nos Estados Unidos e de saber se este tipo de comportamento fica ou não fica impune.
A primeira acusação contra o comportamento de Trump partiu dos Democratas e foi facilmente aprovada no dia 13 de Janeiro na Câmara dos Representantes, onde têm a maioria. Depois, o processo passou para o Senado e houve um primeiro debate para se saber se este julgamento com vista ao impeachment era ou não era constitucional, daí resultando a esperada derrota de Trump por 56 a 44 votos, o que significa que o Senado confirmou que o julgamento de Donald Trump é constitucional e podia prosseguir. 
A partir de agora vão intensificar-se as acusações ao Donald, não para destituir um presidente que os eleitores já despediram, mas para o responsabilizar pelo assalto ao Capitólio e para o impedir de poder pensar numa recandidatura. Porém, houve apenas seis senadores republicanos que aceitaram que o julgamento de Trump era constitucional e, por isso, é altamente improvável que agora surjam dezassete senadores republicanos (de um total de cinquenta) a condená-lo e venham a votar contra ele na próxima votação. 
Nessa votação serão necessários 67 dos cem votos do Senado e isso parece ser uma miragem. A imprensa americana tem reproduzido algumas das acusações contra o Donald, que foi o inciter in chief, que a sua atitude foi deliberated e premeditated ou, ainda, como afirma o The Wall Street Journal, que ele inflamed and incited o ataque ao Capitólio.
Ainda vamos esperar alguns dias mas, provavelmente, Ronald Trump não vai ter o castigo que merece. Os Estados Unidos precisavam de dar outro exemplo ao mundo