Narendra Modi, o
Primeiro-Ministro da Índia, visita hoje a cidade de Naya Raipur, a nova capital
do Estado de Chhattisgarh na Índia Central, tendo o governo local decidido
dar-lhe as boas vindas através de um anúncio que ocupa toda a primeira página
da edição do Hindustan Times.
Por vezes, os
jornais indianos parecem ser uma simples plataforma publicitária e não um
veículo de notícias, tal a frequência com que vendem as suas primeiras páginas
a todo o tipo de anúncios e anunciantes, incluindo mensagens de boas vindas, campanhas
eleitorais, felicitações a personalidades, promoção de automóveis, de telemóveis
e de imobiliário, serviços financeiros e outros produtos e serviços. Nesse
sentido, o facto de um jornal destacar na sua primeira página um
anúncio-mensagem de boas vindas a Narendra Modi é um acontecimento normal na
Índia, mas que seria uma anormalidade no ocidente.
A milenar Índia é
um país de contrastes únicos, muitos dos quais chegam a ser chocantes para os
ocidentais, mas tem feito um grande esforço para se modernizar e para melhorar
as condições de vida da sua população. O desafio é gigantesco e levará várias
gerações para ser resolvido, mas essa melhoria já é hoje visível em algumas
regiões e em alguns sectores económicos, tecnológicos e culturais. Foi nesse
quadro de modernização que algumas cidades foram construídas de raiz e que hoje
constituem as “brasílias da Índia”, vocacionadas para a centralização da
modernidade e da tecnologia, através das
universidades, dos hospitais, dos transportes e das novas indústrias. Uma
dessas cidades é Naya Raipur que é a capital do Estado de Chhattisgarh e que a publicidade
diz ser a “India’s first modern and green capital of 21st century” e uma “Land
of infinite opportunities”. É nessa nova cidade que o Primeiro-Ministro
Narendra Modi inaugurará hoje novas infraestruturas.