sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

World Press Photo 2012

Uma fotografia de um grupo de homens a transportar os cadáveres de duas crianças mortas num ataque aéreo israelita em Gaza - Muhammad Hijazi de três anos de idade e a sua irmã Suhaib de dois anos - venceu 56º World Press Photo, isto é, o prémio de 2013 do mais importante concurso mundial de fotojornalismo. A fotografia foi obtida numa rua da cidade de Gaza no dia 20 de novembro de 2012 pelo fotojornalista sueco Paul Hansen e foi publicada no jornal sueco Dagens Nyheter.
Nesta edição do World Press Photo concorreram 5.666 fotojornalistas oriundos de 124 países que apresentaram a concurso 103.481 fotografias. Foram premiadas 53 fotografias nas nove categorias em apreciação, sendo de salientar que o fotógrafo português Daniel Rodrigues ganhou o primeiro prémio da categoria “Vida Quotidiana”, com uma imagem de jovens a jogar futebol num campo de terra batida na Guiné-Bissau.
Tal como acontece anualmente, as fotografias premiadas vão integrar uma exposição itinerante que provavelmente será apresentada em Portugal, tal como aconteceu em Lisboa no Museu da Electricidade em 2012.