sexta-feira, 13 de setembro de 2019

As inundações e as alterações climáticas

As regiões orientais da península Ibérica ou regiões do Levante, têm estado sujeitas a fortes tempestades resultantes de um fenómeno meteorológico conhecido por gota fria, que acontece quando uma frente atlântica de ar polar frio atravessa a Europa a grande altitude e se encontra com o ar quente e húmido do mar Mediterrâneo. Este fenómeno traduz-se na ocorrência de chuvas diluvianas que, nalguns casos, atingiram 200 litros por metro quadrado.
Segundo revela a imprensa espanhola, as províncias de Castellón (Comunidade Valenciana) e Teruel (Comunidade de Aragão) foram as mais afectadas pelas grandes inundações e pelos consequentes problemas na circulação automóvel, nos comboios e no metropolitano. Milhares casas foram inundadas, enquanto as escolas de mais de uma centena de municípios das comunidades do Levante suspenderam as suas aulas, tal como muitos serviços públicos que encerraram as suas portas.
Na província de Castellón várias pessoas tiveram que ser resgatadas das suas viaturas que, como mostra a expressiva fotografia publicada pelo Diario de Navarra, foram arrastadas pelas águas nestas históricas inundações, a fazer lembrar os tsunamis do oceano Índico oriental e dos mares da Indonésia.
Este episódio de gota fria nas regiões orientais da península Ibérica está a ser o mais intenso desde 2008 e junta-se a muitos outros casos de inundações, temporais, furacões, secas extremas, incêndios florestais e outros episódios resultantes das alterações climáticas que estão a afectar o nosso planeta.