sábado, 7 de novembro de 2020

Donald Trump ou o incendiário americano

No meio do reconhecimento internacional da vitória de Joe Biden nas eleições presidenciais americanas, a situação política e social que se desenha nos Estados Unidos é deveras preocupante, como alguma imprensa vem alertando. Hoje, alguns periódicos utilizaram o princípio de que uma imagem vale mais que mil palavras, para transmitir essa ideia aos seus leitores, através das ilustrações ou das fotomontagens que escolheram para as suas primeiras páginas. 
A revista alemã Der Spiegel utilizou uma ilustração para mostrar um Donald Trump barricado na Casa Branca e armado de caçadeira, para impedir que possa ser desalojado como se o seu lugar fosse eterno, enquanto o jornal polaco Gazeta Wyborcza utilizou uma fotomontagem com o título “incendiário”, para exibir um Donald que esconde um cocktail Molotov atrás das costas, que já tem o pavio a arder e que está pronto a ser lançado. Num caso evidencia-se a obstinação do Donald para se manter na Casa Branca e, no outro, a intenção de utilizar grupos paramilitares armados ou não, para lançar a desordem ou a guerrilha nas cidades americanas. 
Estes dois exemplos mostram como está a ser interpretada a teimosia de Donald Trump e dos seus apoiantes para aceitar os resultados eleitorais. A América deve estar a respirar por se ver livre de quatro anos de mentiras e de quatro anos em que a imagem externa dos Estados Unidos se degradou, embora se possa perguntar como foi possível que o Donald conseguisse 70 milhões de votos. 
Porém, o mais natural é que os ânimos se vão acalmando com o passar do tempo e que venha a prevalecer o bom senso dos republicanos, do Donald e dos seus apoiantes.

Donald Trump barricado na Casa Branca?

A generalidade da imprensa mundial anuncia hoje sem reservas que Joe Biden ganhou as eleições presidenciais americanas, mas há alguns jornais que preferem destacar a desesperada luta de Donald Trump para se manter na Casa Branca, ao não reconhecer a sua derrota e ao insistir na sua tese de que todo o processo eleitoral foi fraudulento. Ninguém acredita naquele mentiroso que está desacreditado no mundo. A Europa olha incrédula para o que se está a passar nos Estados Unidos. 
Muitos observadores tinham previsto esta situação e é sem surpresa que os resultados eleitorais vão passar por uma dura batalha jurídica, pelo que serão os tribunais que irão avaliar e decidir quem ganhou as eleições. Porém, o mundo e os americanos já não têm dúvidas sobre quem será o próximo presidente dos Estados Unidos. 
Hoje, a revista alemã Der Spiegel apresenta a sua capa com uma sugestiva ilustração em que o Donald está barricado e de caçadeira em punho a defender a “sua” Casa Branca, podendo ver-se vários impactos de bala na janela em que está Joe Biden, enquanto o título e o subtítulo escolhidos - que traduzimos com a ajuda de Mr. Google - é “o ocupante” e “a batalha suja de Trump pelo escritório oval”. Donald Trump foi derrotado pela sua arrogância, ignorância, autoritarismo e pela sua actuação antidemocrática, mas está demasiado agarrado ao poder e na sua obstinação parece que não hesitará em “incendiar” a América. Os riscos de instabilidade são enormes. No entanto, se as instituições americanas funcionarem, ele não só será posto na rua, como acabarão por lhe pedir responsabilidades pela forma como utilizou a presidência em proveito pessoal e da sua família. Esse é o enorme desafio com que estão confrontados os americanos.