terça-feira, 28 de setembro de 2021

Quem poderá suceder a Angela Merkel?

As eleições legislativas alemãs que se realizaram no domingo eram esperadas com bastante expectativa porque os eleitores iriam escolher os 735 deputados para o Bundestag, de onde sairá o sucessor de Angela Merkel. Na tradição política alemã não é costume que um só partido obtenha a maioria de 368 deputados e, por isso, o processo de formação dos governos obriga a muitas negociações, alianças e coligações. Assim vai ser desta vez, embora num quadro de mudança, depois de dezasseis anos de governos dirigidos pelo CDU de Angela Merkel.
O partido mais votado foi o SPD de Olaf Scholz que teve 25.7% dos votos e conquistou 206 mandatos, enquanto o segundo partido mais votado foi a CDU de Armin Laschet que teve 24.1% dos votos e conquistou 196 mandatos. Há, portanto, um grande equilíbrio entre o centro-esquerda do SPD e o centro-direita da CDU e não se sabe qual deles vai conseguir fazer uma coligação de governo. O terceiro partido mais votado foi o Partido Verde de Annalena Baerbock que conseguiu 14.8% dos votos e 118 mandatos; o quarto foi o FDP, o partido liberal de Christian Lindner com 11.5% dos votos e 92 mandatos; o quinto foi o AfD, o partido populista de extrema-direita com 10.3% e 83 mandatos; o sexto foi o Die Linke de extrema-esquerda populista com 4.9% dos votos e 39 mandatos.
Tudo parece orientar-se para uma primeira negociação/coligação entre Verdes e Liberais que juntos representam 210 mandatos e, depois, numa negociação entre este grupo verde-liberal com cada um dos dois maiores partidos. De qualquer forma, o processo vai ser demorado e tanto Olaf Scholz como Armin Laschet podem vir a suceder a Angela Merkel, como sugere o Süddeutsche Zeitung, o maior jornal alemão, que na sua edição de hoje destaca em primeira página a fotografia dos dois possíveis chanceleres da Alemanha. Ou será que há espaço para uma terceira hipótese? Ou que tudo se complica e que a Alemanha tenha de recorrer a novas eleições?
Tudo pode acontecer e a isto é que se pode chamar política com geometria variável.