sábado, 24 de setembro de 2016

Um navio é sempre belo, mas um veleiro...

 
O diário Levante que se publica na cidade espanhola de Valência destaca na sua edição de hoje a visita ao seu porto do navio-escola Amerigo Vespucci, que está a efectuar a sua 80ª viagem de instrução de cadetes. O emblemático navio, que está a celebrar 85 anos de vida, largou do porto de Livorno e navegou pelo Atlântico e pelo mar do Norte. Agora esta “embaixada italiana” regressa a casa e, neste fim de semana no porto de Valência, abre as suas portas aos valencianos que, segundo diz o jornal, irão “al abordaje del buque escuela de la Marina italiana”.
O Amerigo Vespucci é, provavelmente, um dos mais belos veleiros do mundo e, habitualmente, participa nos grandes desfiles navais organizados pela Sail Training Association. O navio possui três mastros, mede cerca de cem metros de comprimento, desloca 4.700 toneladas e tem uma superfície vélica de 2.400 metros quadrados distribuida por 24 velas.
A cidade de Valência e o seu principal periódico não deixaram de assinalar a presença no seu porto do Amerigo Vespucci, certamente porque a identidade e a cultura valencianas são marítimas e mediterrânicas. Em Lisboa, porém, não seria assim. Apesar de muito ter  mudado nos últimos anos, a cidade e os seus jornalistas continuam de costas voltadas para o Tejo, para o mar e para as coisas do mar. No país que tantas vezes se reclama de país de marinheiros e que possui o navio-escola Sagres, que também é reconhecido como um dos mais belos veleiros do mundo, o interesse da imprensa pelo nosso património marítimo é mínimo.
Fernando Pessoa escreveu em 1915 na Ode Marítima que “um navio será sempre belo, só porque é um navio”, quando ainda não havia a  Sagres nem o  Amerigo Vespucci. É pena que poucos “gatekeepers” e poucos jornalistas portugueses tenham a opinião de Álvaro de Campos.

Gibraltar está sob a ameaça do Brexit

O território britânico de Gibraltar fica situado na orla oriental da baía de Algeciras, no extremo sul da península Ibérica. Foi tomado no dia 4 de Agosto de 1704 por uma esquadra anglo-holandesa, durante a Guerra da Sucessão espanhola e foi cedida definitivamente pelo Tratado de Utrecht de 1713, que confirmou à Inglaterra a “plena e inteira propriedade da cidade e castelo de Gibraltar, com o seu porto e fortalezas que lhe correspondem, para que a goze com inteiro direito e para sempre”. Hoje o Peñón, como lhe chamam os espanhóis, ocupa uma área de 6,8 km2 e tem uma população de cerca de 30 mil pessoas.
A Espanha sempre reivindicou a sua soberania sobre o rochedo de Gibraltar, mas a população gibraltina também a recusou sempre.
Existe uma íntima relação económica entre Gibraltar e as regiões vizinhas, porque Gibraltar emprega muitos milhares de espanhóis e importa muitos bens e serviços de Espanha, sobretudo produtos alimentares. Com o anunciado Brexit as relações entre o Reino Unido e a União Europeia vão mudar por completo e, naturalmente, também as relações entre Gibraltar e a Espanha. A vida em Gibraltar depende demasiado da sua vizinhança espanhola e os gibraltinos não apoiam o Brexit. Sabendo disso, as autoridades espanholas estão a ver uma oportunidade única para tratar o contencioso de Gibraltar de uma maneira que consideram justa e propõem uma solução que passa por uma cosoberania, pela dupla nacionalidade dos gibraltinos e por um estatuto de autonomia política que lhes permitiria manter um regime de governo praticamente igual ao seu actual auto-governo. Londres desconfia e afirma não estar disposta a perder a sua soberania sobre o Peñón, nem a fazer nenhum acordo de que os gibraltinos não sejam parte. Hoje, o diário ABC trata do assunto e já pinta as águas gibraltinas com as cores espanholas, mas certamente que o caso vai continuar sem solução por muito tempo.