sábado, 6 de agosto de 2022

R.I.P. Jô Soares

Jô Soares, de seu nome verdadeiro José Eugénio Soares, faleceu ontem em São Paulo com 84 anos de idade e a sua morte provocou muita comoção no Brasil e teve muita repercussão em Portugal. A notícia da sua morte encheu a primeira página de alguns jornais brasileiros como o Extra, do Rio de Janeiro, mas também foi destacada em Portugal. 
Era um homem de grande talento com um importante currículo na televisão, no teatro e na literatura, sendo membro da Academia Paulista de Letras desde 2016, mas impôs-se sobretudo como um humorista muito criativo.
A partir de 1981 tornou-se conhecido em Portugal quando a televisão pública transmitiu o seu programa humorístico Viva o Gordo! e, a partir de então, Jô Soares passou a ser uma figura com presença regular no espaço mediático português, fazendo rir o país com o seu humor muito inteligente. Passou a ser uma visita frequente do nosso país e, a par de Chico Buarque, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Elis Regina, Maria Bethânia e tantos outros, tornou-se um verdadeiro embaixador da cultura brasileira em Portugal, procurando sempre estreitar os laços culturais e afectivos entre Portugal e o Brasil.
Homens como Jô Soares fazem sempre muita falta no panorama das relações luso-brasileiras.