sexta-feira, 9 de setembro de 2022

R.I.P. Elizabeth II

Elizabeth II cujo nome de baptismo era Elizabeth Alexandra Mary, faleceu ontem com 96 anos de idade. Desde 1952 que era a rainha do Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda do Norte e de mais catorze Estados independentes e, ainda, chefe da Commonwealth, uma organização que agrega 53 países.
Não me recordo de qualquer acontecimento que suscitasse tanto interesse e tanta unanimidade na imprensa mundial como a notícia do falecimento de Elizabeth II, que hoje ocupa toda a primeira página de inúmeros jornais. O prestígio da Rainha era, seguramente, bem maior do que o do seu próprio país e dos seus políticos, dos quais conviveu com quinze primeiros-ministros! Os britânicos, mesmo aqueles que não gostam da Monarquia nem dos seus vícios e privilégios, gostavam da Rainha que durante setenta anos simbolizou a unidade britânica e a estabilidade nacional, apesar das transformações que aconteceram no mundo depois da 2ª Guerra Mundial e das tropelias em que alguns dos seus filhos e netos se envolveram. Elizabeth II era “uma querida soberana e amada mãe”, como hoje escreveu The Journal, que se publica em Londres.
Um outro jornal escreveu que “a Rainha andou de braço dado com a História” e, de facto assim foi, pois assistiu à 2ª Guerra Mundial e ao declínio do Império Britânico, entre muitos outros grandes acontecimentos de relevo mundial.
O Reino Unido hoje está de luto e há quem já anteveja que se aproximam tempos muito difíceis para a monarquia britânica, para os quais faltará a palavra respeitada, tranquilizadora e conciliadora de Elizabeth II. 
Rest in peace Elizabeth II!