quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Um Branquinho que gosta de dinheirinho

Por vezes somos confrontados com pequenas coisas da vida política que só servem para nos incomodar e para nos tornarem mais cépticos em relação à viabilidade de um projecto colectivo gizado por um tal Afonso Henriques, que já leva quase nove séculos e se chama Portugal. Então não é que, apesar da austeridade e da necessidade de forte contenção orçamental imposta pelo governo em 2013 e 2014, um tal Branquinho ao ser nomeado secretário de Estado, optou por não abrir mão do seu subsídio de alojamento por não ter residência em Lisboa? Não lhe bastava o salário e as despesas de representação, mais as ajudas de custo e o subsídio de alimentação, as despesas de telefone, a viatura com motorista e o cartão de crédito. Etc. A sua ânsia de facturar levou-o a não prescindir destes 753 euros por mês! Esta pobreza de espírito e esta ganância por dinheiro faz-me uma azia, que nem o Kompensan me alivia. Mas quem é este Branquinho?
Branquinho foi um jota precoce e com 27 anos já era deputado, mas basta ver o seu currículo oficial para concluir que nunca exerceu uma profissão e que é um boy que tem vivido à custa do seu partido e dos contribuintes, tendo-se tornado conhecido por alguns casos muito confusos que envolvem muito dinheiro. Em 2002 era o único detentor da empresa de publicidade NTM à qual foi adjudicada uma campanha de comunicação para um programa de formação profissional autárquico gerido pelo seu guru Miguel Relvas, no valor de quase 450 mil euros, caso que está a ser investigado pelo Ministério Público. Mais tarde voltamos a ouvir falar dele quando foi contratado pela famosa Ongoing que, em dez meses, lhe pagou 200 mil euros pelos serviços prestados. Agora está no governo e requereu 753 euros por mês, a que tem direito como subsídio de alojamento. Podia recusar o subsídio e o ridículo, mas não o fez. É assim este Branquinho que gosta de dinheirinho, que é Agostinho mas que não passa de um coitadinho!

Os novos paraísos fiscais dos chineses

A página da ICIJ - International Consortium of Investigative Journalists na internet e as edições de vários órgãos de comunicação internacionais como a BBC, o Le Monde, o Washington Post, o The Guardian e o El País, entre outros, deram a notícia: há 37 mil chineses com activos em paraísos fiscais e, entre eles, há muitos familiares da élite comunista da China, assim como políticos, empresários de sucesso e grandes companhias estatais. Esta notícia resultou de uma demorada investigação em que participaram 86 jornalistas de 46 países que consultaram dois milhões de documentos em arquivo e revelou informações sobre as fortunas escondidas das élites chinesas e sobre a gigantesca rede de abusos, ilegalidades e corrupção que sustentam a segunda economia do mundo. É o Chinaleaks.
A China escolheu a liberalização da sua economia mantendo a ditadura do partido único segundo a fórmula de Deng Xiao Ping - um país, dois sistemas - e isto gerou algumas disfunções. A par de um impressionante crescimento económico que tirou milhões de chineses da pobreza e que enriqueceu a camada dirigente, acentuou-se um brutal crescimento das desigualdades sociais e geográficas, a corrupção alastrou em larga escala e até surgiu uma bolha imobiliária semelhante à que tanta desgraça causou no Ocidente. O enorme escândalo agora revelado por esta investigação da ICIJ até obrigou o governo chinês a bloquear a informação da internet sobre este caso.
O que é interessante é ver a forma como essa teia de corrupção e lavagem de dinheiro dos milionários chineses se estendeu à Europa, cada vez mais transformada num paraíso fiscal para os chineses. Portugal não ficou fora da rede e aqui compraram a EDP, a REN e a EDP Renováveis. Depois ficaram com a Caixa Seguros, o que significa que a Multicare também é chinesa. Já andam a namorar as águas, os mármores, a banca e a energia solar. Centenas deles já têm o visto gold. Pequeninos, muito pequeninos, alguns dos nossos dirigentes deslumbraram-se. Julgam que o dinheiro vale tudo. São uns vulgares vende-pátrias. O que dirão a isto o irrevogável Portas, o goldman Arnaut, o oriental Catroga, o eléctrico Mexia e a malta do Conselho Geral e de Supervisão da EDP?