sábado, 3 de fevereiro de 2018

O Brexit levou a confusão para Gibraltar

Gibraltar é um território britânico ultramarino com 6,5 km2 de superfície que se situa a sul da península Ibérica. Tendo sido ocupado em 1704 por uma força anglo-holandesa durante a Guerra da Sucessão Espanhola, veio a ser cedido definitivamente aos ingleses pelo Tratado de Utrech de 1713.
Os anos correram sempre com grande conflitualidade entre espanhóis e ingleses por causa do Rochedo. Em meados do século XX a Espanha passou a reivindicar o retorno da península de Gibraltar à sua soberania, tendo requerido a intervenção da Comissão de Descolonização das Nações Unidas para acabar com aquela situação colonial. Os ingleses invocaram o direito dos gibraltinos à sua autodeterminação e em 1967 fizeram um referendo em que 99,64% da população expressou a vontade de permanecer sob soberania britânica. Surgiu então a ideia de uma soberania partilhada entre a Espanha e o Reino Unido pelo que em 2002 foi realizado um segundo referendo, mas os gibraltinos recusaram a proposta de partilha de soberania por 99% dos votos.
Apesar destes dois referendos a “questão de Gibraltar” nunca deixou de estar na agenda dos dois países por razões políticas, embora interesse sobretudo aos seus 32 mil habitantes, mas também aos 8 mil espanhóis que todos os dias atravessam a fronteira para trabalhar.
O governo do território de Gibraltar é partilhado por um governador designado pelo monarca da Grã-Bretanha e por um governo autónomo eleito pelos gibraltinos de acordo com uma carta constitucional.
No meio de toda esta complexa questão, em 2016 surgiu o referendo do Brexit em que perguntaram aos gibraltinos se queriam ou não continuar como membros da União Europeia, tendo 95,91% votado pelo remain e só 4,09% optado pelo leave. Portanto, o Brexit levou ainda mais confusão e mais incerteza a Gibraltar, pois os gibraltinos querem ser britânicos mas não querem sair da União Europeia. O jornal La Libre Belgique tratou deste assunto e procurou saber como irão os gibraltinos resolver este imbróglio que os confunde cada vez mais.