sábado, 4 de fevereiro de 2023

O apoio da Comissão Europeia à Ucrânia

Charles Michel, Ursula von der Leyen e quinze comissários europeus visitaram Kiev nos últimos dois dias para reuniões bilaterais e para uma cimeira entre a União Europeia e a Ucrânia. Podiam ter reunido em Bruxelas ou por vídeo conferência, mas escolheram participar numa operação de marketing e em vez de lutarem pela paz, trataram de mandar mais gasolina para a fogueira. Na agenda estiveram a adesão da Ucrânia à União Europeia, o próximo pacote de sanções à Rússia e os apoios financeiros, militares e humanitários à Ucrânia, mas sobretudo a vontade de mostrar à Rússia que a União Europeia está unida no apoio solidário à Ucrânia. Segundo uma notícia recente “Bruxelas já desembolsou 49 mil milhões de euros em menos de um ano e vai continuar a ajudar Kiev”, sem que fossem necessárias estas operações de marketing.
Ursula von der Leyen ultrapassa-se a si própria num protagonismo exagerado e num exercício de poder que o seu cargo não lhe dá, enquanto Volodymyr Zelensky sobe o nível das suas reivindicações, pedindo mais urgência na entrega do armamento prometido e esperando que as negociações de adesão comecem “quanto antes”.
Nesta data há oito países candidatos a juntar-se aos 27 da União Europeia, que são a Albânia, o Montenegro, a Macedónia do Norte, a Sérvia, a Turquia, a Moldávia, a Bósnia-Herzegovina e a Ucrânia, pelo que esta terá certamente que esperar a sua vez, ao mesmo tempo que deverá fazer muitos ajustamentos institucionais e lutar contra a sua elevadíssima corrupção, em que aparece na 116ª posição no Corruption Perceptions Index 2022 elaborado pela Transparency International.
O jornal belga Le Soir destacou em título “soutenir Kiev, à tout prix”, mas o facto é que a cimeira de Kiev não apareceu mencionada nas primeiras páginas da imprensa europeia, a mostrar que a “cimeira” foi uma mera operação de propaganda destinada a impressionar a Rússia e a promover Ursula von der Leyen, que já está a trabalhar para o seu segundo mandato à frente da Comissão Europeia.