domingo, 27 de dezembro de 2020

Bispo de Pemba e guerra em Cabo Delgado

A província moçambicana de Cabo Delgado tem vivido em estado de guerra desde 2017 e como resultado da acção armada de grupos insurgentes estão contabilizados dois mil mortos e 600 mil deslocados. As raízes do conflito são complexas mas parecem assentar em sérias divergências com um governo que se encontra a 2.500 quilómetros de distância e que tem revelado incapacidade para discutir a situação e para ajudar os que precisam, optando por uma abordagem essencialmente militar e parecendo esquecer a componente religiosa do conflito. No litoral de Cabo Delgado o islamismo está implantado há muitos séculos e do actual descontentamento tem resultado a progressiva radicalização no terreno, com ideologias e práticas jihadistas inspiradas pelas suas ligações à umma regional e global. Por outro lado, a riqueza local em gás natural e outros recursos é também uma variável importante neste conflito e o Estado Islâmico, que inicialmente não se terá envolvido na insurgência, parece que desde há alguns meses passou a dominar a actuação dos grupos armados insurgentes. 
As Nações Unidas e o Papa têm referido as suas preocupações, sobretudo em relação aos deslocados, calculando-se que na cidade de Pemba se encontrem cerca de 150 mil pessoas deslocadas e em deficientes condições humanitárias. É nesse contexto que D. Luiz Fernando Lisboa, o missionário brasileiro que é Bispo de Pemba, se tem erguido com uma das vozes mais críticas do governo moçambicano pela sua inoperância na abordagem deste conflito, na denúncia do radicalismo e das violações de direitos humanos que ocorrem no terreno e pelo seu trabalho na ajuda e protecção dos deslocados que fugiram do mato. 
Há uma semana o Bispo de Pemba foi recebido em prolongada audiência pelo Papa Francisco e agora o semanário independente Savana, que se publica em Maputo, escolheu-o como “a nossa figura do ano”, por ser “a voz da tragédia de Cabo Delgado”. Daqui de muito longe, recordamos a antiga cidade de Porto Amélia, achamos que o semanário escolheu bem e daí o nosso aplauso. 

Uma vacina que é o sorriso do mundo

Tudo começou em Dezembro de 2019 quando foram detectados alguns casos de uma misteriosa pneumonia na cidade chinesa de Wuhan, que depressa se espalhou por toda a China e por outros países asiáticos. Essa estranha pneumonia chegou aos Estados Unidos no dia 20 de Janeiro de 2020 e, logo a seguir, entrou na Europa no dia 24 de Janeiro através da França. No dia 11 de Fevereiro a OMS identificou o vírus – SARS-CoV-2 – como causador dessa pneumonia e anunciou o nome oficial da doença que passou a chamar-se covid-19. Um mês depois, a OMS declarou o surto de covid-19 como uma epidemia que, até agora já infectou mais de oitenta milhões de pessoas e já provocou 1.757.665 mortes. 
A Ciência começou a trabalhar imediatamente na pesquisa de uma vacina e, no meio de muitas especulações ditadas pela política e pela competição comercial, os resultados acabaram por aparecer como se fosse um milagre que trouxe esperança ao mundo. A União Europeia deu um forte contributo para financiar alguns projectos de investigação e, desde o princípio, atribuiu subsídios às principais empresas farmacêuticas – AstraZeneca, Sanofi-GSK, Janssen Pharmaceutica NV, BioNTech-Pfizer, CureVac e Moderna – para assegurar que os estados-membros pudessem comprar as vacinas logo que fossem aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento e iniciassem o processo de vacinação ao mesmo tempo em todos eles. 
A vacina já chegou a Portugal como anuncia o jornal Público e a vacinação vai começar hoje em Lisboa, Coimbra e Porto, de acordo com as prioridades previamente estabelecidas pelas autoridades de saúde. É um sinal de esperança para ultrapassar a crise sanitária, económica e social que se abateu sobre o mundo, mas é também uma grande vitória da Ciência de que nos devemos orgulhar.