sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Brasil: a preocupante escassez de água

Alguns jornais brasileiros têm destacado, quase todos os dias, a alarmante situação por que passa o abastecimento público de água às grandes metrópoles, sobretudo São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, traçando cenários muito preocupantes em relação à hipótese dessas cidades poderem entrar numa situação de emergência hídrica. A escassez de água potável é hoje um problema mundial, sobretudo nas regiões mais urbanizadas e nas grandes cidades que têm atraido muita população e crescido desordenadamente, umas vezes pela inexistência de infraestruturas devidamente dimensionadas e, outras vezes, pela persistência da seca.
O problema parece ter uma enorme dimensão no Brasil e o caso mais preocupante é a Grande São Paulo, uma área metropolitana onde vivem 22 milhões de pessoas, que assistiu ao colapso do sistema Cantareira, o seu principal sistema de captação, tratamento e distribuição de água potável, vivendo actualmente uma situação de quase colapso. No Rio de Janeiro também há grandes problemas, sobretudo com a bacia do rio Paraíba do Sul, responsável por 90% do abastecimento do Estado do Rio de Janeiro, que está próximo do zero e que, segundo os especialistas, poderá vir a ter “um fim de ano dramático, como o que aconteceu com o sistema Cantareira”. Por isso, o jornal Extra que se publica no Rio de Janeiro, exibiu uma fotografia a 6 colunas de um dos principais reservatórios quase vazio e, como ante-título e título, escreveu: “falta d’água” e “no fundo do poço”.
As preocupações também já chegaram ao Estado de Minas Gerais e um jornal que se publica na cidade de Belo Horizonte, destacou em primeira página a frase “alerta máximo” e anunciou que as represas que servem 14 milhões de consumidores estão com a sua capacidade reduzida a uma média de 3,8%, o que significa apenas a possibilidade para um mês de utilização. No Estado de Pernambuco é salientado que “a crise hídrica se agrava”, havendo apelos generalizados para que se evitem os desperdícios. Há muitas regiões brasileiras "perto do colapso de abastecimento" e é preciso que chova, embora "só 29% culpem a falta de chuva pela crise".
A situação é muito preocupante e daí a persistência com que é tratada pela imprensa brasileira.