sexta-feira, 12 de maio de 2023

Timor-Leste, a ASEAN e o Sudeste Asiático

A Associação das Nações do Sudeste Asiático, ou ASEAN, é uma organização de carácter regional criada em 1967 com o objectivo de promover a cooperação económica e de segurança entre os seus dez membros: Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Filipinas, Singapura, Tailândia e Vietnam. No seu conjunto, os países da ASEAN têm cerca de 662 milhões de pessoas e, por isso, a organização tem tido um papel importante na integração económica asiática, inspirando-se no modelo adoptado pela União Europeia.
Entre os dias 9 e 11 de Maio, a ASEAN realizou a sua 42ª Cimeira na estância indonésia de Labuan Bajo, situada no extremo oeste da ilha das Flores, na província de Nusa Tenggara Timur, com a curiosidade desta ilha ter sido uma “possessão portuguesa” até 1856, data em que foi vendida aos holandeses por 200 mil florins…
O anfitrião foi o presidente da Indonésia Joko “Jokowi” Widodo, que defendeu a união entre os membros da organização para que a região seja pacífica, estável e próspera, mas também para se afirmar como uma voz a ser escutada numa região muito sensível e muito disputada. Por razões relacionadas com o golpe militar e a crise institucional por que o país passa desde então, o Myanmar não participou na Cimeira, mas em contrapartida esteve presente Timor-Leste, o jovem país do sol nascente ou lorosae.
Timor-Leste solicitou oficialmente a adesão à ASEAN em 2011 e em 2022 foi admitido, em princípio, como o 11º membro da organização. Nesse sentido, uma delegação timorense que incluía o primeiro-ministro Taur Matan Ruak e a ministra dos Negócios Estrangeiros Adaljiza Xavier Magno, deslocou-se a Labuan Bajo num Airbus 320 da companhia timorense Aero Dili para participar na 42ª Cimeira da ASEAN. Segundo o relato do jornal The Jakarta Post os governantes de Timor-Leste tiveram a oportunidade de manter encontros bilaterais com os seus homónimos da ASEAN, potenciando o aprofundamento das relações de cooperação bilateral e multilateral.