domingo, 21 de agosto de 2022

Europa: o calor, a seca e os rios sem água

A água é a fonte da vida humana, além de conservar os ecosistemas e regular o clima, mas é um recurso finito, -embora essa realidade nem sempre seja percebida pelas pessoas habituadas a rodar a torneira e ter a água a correr sob pressão.
A importância da água é uma realidade muito antiga e até originou guerras em muitas regiões do mundo, mas a Europa da abundância tem ignorado esse problema. Porém, a escassez da água chegou à Europa e os europeus têm agora que aprender a conhecer o seu valor, porque dela dependem as comunidades, as economias e os ecosistemas. Com o aumento das temperaturas médias devido ao aquecimento global e às alterações climáticas, que se tem verificado nos últimos anos, é esperado que o problema da escassez de água se agudize. As condições extremas de calor e seca estão a afectar a Europa, mas também os Estados Unidos e a China. É um problema global que está a agravar o modo de vida das populações e as economias, pelo que são necessárias medidas para fazer face a este problema.
Na Europa, o símbolo maior desta ameaça é o rio Reno, um dos seus principais rios, enquanto rota fluvial de comércio e espaço de turismo, pois os níveis de água têm baixado significativamente. Porém, o mesmo está a acontecer com nosso rio Tejo, com o Danúbio, outro grande rio europeu, mas também com o rio Colorado nos Estados Unidos e com o rio Yang-tse na China, entre muitos outros.
Hoje o jornal espanhol ABC apresenta uma grande reportagem a que deu o título Europa se seca e ilustra a capa da edição com uma fotografia do rio Loire, o maior rio da França, que desagua próximo de Nantes na costa atlântica francesa. A expressão “uma imagem vale mais que mil palavras” tem aqui muito cabimento.